Suplan encerra a elaboração do Orçamento 2025, com a participação das unidades universitárias
Publicação:

A Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs encerrou recentemente o ciclo de elaboração do Orçamento da Universidade para 2025, com a segunda rodada de conversas com as unidades universitárias. Nessa etapa, foi dado retorno às unidades sobre as demandas apresentadas após o primeiro ciclo de conversas, concluído em julho deste ano. Também foram apresentadas as possibilidades de captação de recursos externos e os esforços da gestão da Universidade para a suplementação orçamentária.
A Suplan implantou uma nova estratégia para a formulação do Orçamento 2025, para que seja mais conectado com as necessidades locais e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032. A intenção é incentivar a cultura do Planejamento nas unidades universitárias e promover a escuta ativa. Esse trabalho foi coordenado pelo Núcleo de Planejamento Orçamentário, vinculado à Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, da Suplan, e pela Diretoria de Assuntos Institucionais (Dinst).
“Um dos aspectos do PDI é justamente trabalhar para que as unidades se entendam como parte da Universidade e que precisam ter projetos vinculados ao PDI”, afirma a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Estéfani de Deus.
Para a etapa final da elaboração do Orçamento para o próximo ano, a Suplan organizou as necessidades apresentadas pelas unidades universitárias a partir do primeiro ciclo de conversa. A partir disso, a Suplan elaborou e enviou um relatório contendo todas as demandas orçamentárias das unidades.
Nessa segunda rodada, foi enfatizada a importância de que os projetos de captação de recursos externos sejam encaminhados à Superintendência e à Dinst para que esses setores organizem o andamento junto à Pró-Reitoria de Administração (Proad). De acordo com o coordenador da Dinst, Aaron Hengles, esse setor tem buscado alternativas para suplementar o orçamento e atender todas as necessidades.
“A partir das demandas apresentadas à Suplan, a Dinst vem buscando alternativas, como as emendas estaduais, que são de mais fácil execução, para complementar o orçamento destinado para a Uergs pelo Governo do Estado”, pontua Aaron.
Estéfani explica que todo esse trabalho tem o objetivo de fazer com que o fluxo do Orçamento funcione. “Até então, as unidades enviavam a informação sobre as demandas e não eram informados sobre as etapas seguintes. A partir de agora, esses dados enviados à Suplan servem para criar projetos e captar aquilo que as unidades precisam. Então, de fato, as necessidades podem ser, de alguma forma, sanadas dentro das regiões. E isso é super importante” afirma.
A superintendente de Planejamento da Uergs, Rochele Santaiana, reitera que todo esse trabalho de construção conjunta com as unidades, além de incentivar a cultura do Planejamento, contribui para a transparência. “Isso fortalece o diálogo com os Campi Regionais e com as unidades universitárias e, principalmente, coloca a Suplan à disposição para qualificar o processo de planejamento para as captações de recursos externos, tanto as que já estão em andamento quanto as que serão realizadas”, declarou.
Por: Daiane de Carvalho Madruga.
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.