Suplan encerra a elaboração do Orçamento 2025, com a participação das unidades universitárias

Nas reuniões, foi apresentada a nova dinâmica de planejamento do orçamento anual, com a participação mais ativa das unidades.
Universidade busca suplementação orçamentária para atender todas as demandas.

A Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs encerrou recentemente o ciclo de elaboração do Orçamento da Universidade para 2025, com a segunda rodada de conversas com as unidades universitárias. Nessa etapa, foi dado retorno às unidades sobre as demandas apresentadas após o primeiro ciclo de conversas, concluído em julho deste ano. Também foram apresentadas as possibilidades de captação de recursos externos e os esforços da gestão da Universidade para a suplementação orçamentária.

A Suplan implantou uma nova estratégia para a formulação do Orçamento 2025, para que seja mais conectado com as necessidades locais e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032. A intenção é incentivar a cultura do Planejamento nas unidades universitárias e promover a escuta ativa. Esse trabalho foi coordenado pelo Núcleo de Planejamento Orçamentário, vinculado à Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, da Suplan, e pela Diretoria de Assuntos Institucionais (Dinst).

“Um dos aspectos do PDI é justamente trabalhar para que as unidades se entendam como parte da Universidade e que precisam ter projetos vinculados ao PDI”, afirma a  coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Estéfani de Deus.

Para a etapa final da elaboração do Orçamento para o próximo ano, a Suplan organizou as necessidades apresentadas pelas unidades universitárias a partir do primeiro ciclo de conversa. A partir disso, a Suplan elaborou e enviou um relatório contendo todas as demandas orçamentárias das unidades.

Nessa segunda rodada, foi enfatizada a importância de que os projetos de captação de recursos externos sejam encaminhados à Superintendência e à Dinst para que esses setores organizem o andamento junto à Pró-Reitoria de Administração (Proad). De acordo com o coordenador da Dinst, Aaron Hengles, esse setor tem buscado alternativas para suplementar o orçamento e atender todas as necessidades.

“A partir das demandas apresentadas à Suplan, a Dinst vem buscando alternativas, como as emendas estaduais, que são de mais fácil execução, para complementar o orçamento destinado para a Uergs pelo Governo do Estado”, pontua Aaron.

Estéfani explica que todo esse trabalho tem o objetivo de fazer com que o fluxo do Orçamento funcione. “Até então, as unidades enviavam a informação sobre as demandas e não eram informados sobre as etapas seguintes. A partir de agora, esses dados enviados à Suplan servem para criar projetos e captar aquilo que as unidades precisam. Então, de fato, as necessidades podem ser, de alguma forma, sanadas dentro das regiões. E isso é super importante” afirma.

A superintendente de Planejamento da Uergs, Rochele Santaiana, reitera que todo esse trabalho de construção conjunta com as unidades, além de incentivar a cultura do Planejamento, contribui para a transparência. “Isso fortalece o diálogo com os Campi Regionais e com as unidades universitárias e, principalmente, coloca a Suplan à disposição para qualificar o processo de planejamento para as captações de recursos externos, tanto as que já estão em andamento quanto as que serão realizadas”, declarou.

Por: Daiane de Carvalho Madruga.