Uergs se reúne com parlamentares em busca de suplementação orçamentária

Reunião com a Deputada Sofia Cavedon no Campus Central da Uergs
Deputada Sofia Cavedon preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa.

A Uergs iniciou uma série de agendas com parlamentares nesta semana, em busca de emendas ao Orçamento previsto para a Universidade no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2025, encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (AL) na quinta-feira (12/09). Nesta segunda-feira (16/09), o reitor, Leonardo Beroldt, esteve com a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na AL, deputada Sofia Cavedon (PT), no Campus Central da Uergs. Ao longo da semana, haverão reuniões com outros parlamentares para apresentar as necessidades da Universidade.

O PLOA 2025 prevê a destinação de aproximadamente R$135,5 milhões para a Uergs. No entanto, a Universidade tem uma demanda de R$192 milhões para 2025. Esse valor é resultado de um processo de construção orçamentária organizado com a consulta e a participação ativa das 23 unidades universitárias presentes na Capital e no interior do estado. Diante disso, a Universidade tem buscado suplementar o orçamento para suprir o déficit em torno de R$56 milhões.

Em agosto, o Governo do Estado aprovou a suplementação de R$50 mil, destinados a investimentos no Programa Uergs Digital. Em articulação com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Uergs encaminhou uma solicitação de suplementação de cerca de R$10 milhões ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Estado do Rio Grande do Sul. Esse valor é o necessário para a reforma de prédios do Campus Central e para a reposição de equipamentos, reagentes e acervo perdidos na inundação durante as enchentes ocorridas no mês de maio.

Agora, a Uergs busca apoio dos(as) parlamentares da AL para conseguir mais recursos, estimados em R$6 milhões. Para apresentar e justificar essa demanda, a Universidade organizou um documento com as necessidades mais urgentes para garantir a continuidade e a qualidade das atividades acadêmicas e administrativas essenciais. Essas demandas contemplam desde investimentos em infraestrutura até o custeio de atividades acadêmicas e bolsas de Extensão, de Pesquisa e do Programa de Auxílio à Permanência Discente (Prodiscência).

A lista inclui o orçamento previsto para custear serviços de segurança noturna, reformas e a realização do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), entre outras ações. A Universidade também busca a suplementação para investimentos em ações do Projeto Estratégico Uergs 20+ e na contratação do projeto executivo para a construção da sede própria da Unidade Universitária no Litoral Norte, além da aquisição de equipamentos de laboratório, mobiliário, computadores e livros.

“A Uergs tem projetos estratégicos importantes, como o Uergs 20+, que propõe um rearranjo institucional e amplia a prestação de serviços em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. Mas, além disso, nós precisamos garantir a qualidade dos serviços básicos prestados para a Universidade e a recuperação de tudo o que foi perdido ou danificado com as enchentes. Diante desse déficit no orçamento necessário para a Uergs, a gestão está buscando todas as alternativas para diminuir esse déficit e comprimir com nossos compromissos para 2025”, afirma o reitor.

Agendas

A Diretoria de Assuntos Institucionais da Uergs está buscando agendar reuniões com todos(as) os(as) parlamentares da AL para apresentar a relação de projetos e demandas da Uergs. Participaram da reunião com a deputada Sofia Cavedon a superintendente de Planejamento e vice-reitora da Uergs, Rochele Santaiana, o diretor de Assuntos Institucionais, Aaron Hengles, e a pró-reitora de Ensino, Percila de Almeida. Sofia se comprometeu em levar a demanda aos(às) colegas da Comissão e reforçou a importância da solicitação junto aos(às) demais parlamentares da AL.

Na terça-feira (17/9), ocorreram reuniões com os deputados Joel Wilhelm (PP) e Vilmar Zanchini (MDB). Nesta quarta-feira, o diretor de Assuntos Institucionais esteve no Gabinete da presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Uergs, deputada Laura Sito (PT).

Na próxima semana, Aaron pretende conversar com os demais parlamentares sobre o pleito da Uergs. De acordo com o diretor, a captação de recursos é vital para a Uergs manter sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

“Como instituição pública, precisamos de um orçamento equilibrado e investimentos contínuos para garantir infraestrutura, formação de estudantes e fortalecimento de programas de pós-graduação. A colaboração do poder legislativo é essencial, independente de diferenças políticas, pois o investimento em educação superior é fundamental para o desenvolvimento social e econômico, especialmente nas regiões mais afastadas, onde a Uergs contribui significativamente para o desenvolvimento regional”, pontua Aaron.

Por: Daiane de Carvalho Madruga