Gestores da Uergs são recebidos pelo vice-governador no Centro Administrativo de Contingência

Uergs entregou ofício com solicitação de recursos ao Governo.

O vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta quarta-feira (12/6), a reitora pro tempore da Uergs, Sandra Lemos, o reitor eleito, Leonardo Beroldt, e a vice-reitora eleita, Rochele Santaiana. A pauta da reunião foram as ações desenvolvidas pela Uergs durante a crise climática no Rio Grande do Sul, as ações em rede com as outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado, o orçamento da Universidade e a nomeação do reitor e da vice-reitora eleitos(as). A reunião ocorreu no Centro Administrativo de Contingência.

Ofício entregue ao vice-governador relata as ações desenvolvidas pela Reitoria e pelas unidades universitárias.

Durante a reunião, a Uergs entregou ao vice-governador um ofício em que solicita auxílio para as ações de enfrentamento à crise ocasionada pelo grande volume de chuva em maio deste ano. Também foi entregue um relatório com todos os danos sofridos pelo Campus Central da Uergs, situado no Centro da Capital. No local, além das instalações da Reitoria, há laboratórios, a Superintendência de Informática e a Biblioteca Central (que também atendem às unidades universitárias no interior do estado) e a Unidade Universitária em Porto Alegre.

A Universidade também teve sete unidades universitárias em diferentes regiões do estado que sofreram danos principalmente nos telhados. Todos esses prejuízos somam mais de R$8 milhões. O Governo autorizou hoje a suplementação de cerca de R$ 2,2 milhões no orçamento da Uergs para os gastos em razão das chuvas.

No ofício, também são citadas as ações da Uergs para o enfrentamento das enchentes e seus efeitos. Além das desenvolvidas pela Reitoria, o documento apresenta as iniciativas das unidades e da comunidade universitária.

Com relação à nomeação do reitor Leonardo Beroldt e da vice-reitora Rochele Santaiana, a previsão é de que seja publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em breve.

Secretaria Simone Stülp participou da reunião.

Também participaram da reunião a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; o diretor jurídico da Uergs, Ney Franscisco Hoff Júnior; e a chefe de Gabinete, Helena Koehler.