Reitora da Uergs se reúne com ministros do Governo Federal para tratar da reconstrução do estado

Sandra Lemos compõe o grupo do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul (Foripes/RS).

Reuniões ocorreram em Porto Alegre, onde está instalada a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Reuniões ocorreram em Porto Alegre, onde foi instalada a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A reitora da Uergs, Sandra Lemos, participou, nos dias 6 e 7 de junho, de reuniões com os ministros da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; e da Educação, Camilo Santana. As reuniões foram organizadas pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul (Foripes/RS) com o objetivo de colocar as Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o Fórum à disposição do Governo Federal nas ações de reconstrução do Rio Grande do Sul.

Gestores(as) das IES que compõem o Foripes/RS apresentaram ações e solicitaram recursos do Governo Federal.

O Foripes é composto por seis universidades federais, por três institutos federais e pela Uergs. De acordo com Sandra, esse é um canal de diálogo constante entre reitores(as) das IES que o compõem e, diante do estado de calamidade no estado, o grupo entendeu que era seu papel colocar essas instituições à serviço do estado com ações específicas para a reconstrução.

“Desse modo, surgiu a proposta da construção de uma rede interinstitucional entre as universidades públicas e institutos federais gaúchos para cooperar de forma mais efetiva - com órgãos públicos de todas as esferas governamentais - na criação, na elaboração e na execução de medidas de enfrentamento à crise que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul”, afirma Sandra.

Reconstrução

Na reunião com o ministro Paulo Pimenta, realizada na quinta-feira (6/6), as IES fizeram um relato das ações desenvolvidas durante os momentos críticos da inundação. Na sequência, apresentaram a proposta da rede interinstitucional e a disponibilidade para a atuação direta não somente na recuperação de danos e perdas, mas também na reconstrução do estado, que também requer atenção especial das instituições.

“Para além da proposta da rede, nosso diálogo foi profícuo no sentido de ampliarmos possibilidades para atuação com nossos programas extensionistas. Chegamos até a comentar o quanto seria importante a criação de um programa aos moldes do Projeto Rondon. Contudo, seria um projeto efetivo aqui no Rio Grande do Sul, pois nossas 11 universidades e institutos que integram o Foripes conseguem cobrir todo o estado”, avalia a reitora da Uergs.

O grupo também solicitou recursos financeiros para fazer frente aos gastos extraordinários e às perdas com os alagamentos nas instalações das IES. “Todas as universidades e institutos que ali estavam já haviam recebido parte do aporte dos seus custos. A Uergs, por se tratar de uma universidade estadual, não entrou no rol do apoio financeiro”, salienta Sandra. Ao final do encontro, Pimenta recebeu um relatório específico com as perdas da Uergs e a solicitação de apoio.

As IES aguardam agora a organização de agendas específicas para a formação de grupos de trabalho a serem criados para tratar de dois eixos principais: caminhos para um desenvolvimento com sustentabilidade e igualdade no RS; e caminhos para um programa de resiliência climática e prosperidade ambiental no RS.

Também participaram da reunião Fernanda Corezola e Ronaldo Zulke, diretores que integram o Grupo de Trabalho do Governo Federal encarregado das ações para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Agenda com ministro da Educação

A reunião com o ministro Camilo Santana foi realizada na sexta-feira (7/6). Na oportunidade, o grupo apresentou a proposta de rede interinstitucional e solicitou apoio às demandas ocasionadas pelas perdas nas Universidades.

Também foram discutidas as ações desenvolvidas pelo MEC e os investimentos que serão destinados à Educação, especialmente ao Rio Grande do Sul. Participaram dessa agenda o secretário executivo do MEC, Gregório Grisa, e a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. As deputadas Maria do Rosário e Reginete Bispo acompanharam a conversa.

“Saímos da reunião com boas expectativas de que teremos um olhar muito pontual por parte do Governo Federal para as Instituições Públicas de Ensino Superior do nosso estado”, avalia a reitora da Uergs.

“Mais do que nunca, este será o momento de as Universidades estarem diretamente junto à sociedade, nos mais variados recantos do estado, fora dos seus campi. É hora de estarmos juntos dos municípios e das comunidades fazendo um trabalho de qualidade, contribuindo para a recuperação dos territórios e das áreas afetadas, para a Educação e para a Cultura. Ou seja, atuando de forma competente na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul”, conclui Sandra.

Foripes/RS

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul (Foripes/RS) é composto por: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).