Uergs recebe o Selo ODS Educação pelo segundo ano consecutivo
Universidade foi certificada por nove projetos de quatro categorias dos ODS
Publicação:
Pelo segundo ano consecutivo, a Uergs foi certificada com o Selo ODS Educação, um reconhecimento concedido pelo Instituto Selo Social para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A professora Ana Carolina Tramontina, coordenadora do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade, recebeu o Selo representando a Reitoria em uma cerimônia ocorrida nesta quarta-feira (5), na Escola Paulista de Magistratura, em São Paulo.
A Uergs foi certificada por nove projetos, com 10 impactos sociais e 2833 atendimentos (número de pessoas atendidas). A certificação ocorreu nos ODS 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Ana Carolina destaca o aumento no número de projetos da Uergs certificados com o Selo em relação ao ano passado. “Em 2022, conseguimos enviar apenas três projetos. Em 2023, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), foi possível coletar dados de mais projetos e ao final foram certificados nove; e esperamos que em 2024 possamos melhorar ainda mais esses números”, comemora a professora.
Ao todo, foram certificadas 39 instituições de ensino, sendo quatro delas gaúchas: Uergs, UFSM, IFFAR e UCS. Dessas, três fazem parte da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável (Regies): Uergs, IFFAR e UFSM.
De acordo com Ana Carolina, a conquista do Selo é o resultado de um trabalho coletivo. “Gostaria de agradecer especialmente aos colegas e alunos que se disponibilizaram a repassar as informações sobre seus projetos e tornaram possível o recebimento deste Selo, que tem sido muito importante no estabelecimento de parcerias, especialmente agora que a Uergs faz parte da Regies, uma parceria entre as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul que busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado”, enfatiza.
Conheça os nove projetos da Uergs que receberam o Selo ODS:
- Água é vida! ODS 3 e 6. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Suzana Frighetto Ferrarini.
- Química na Escola. ODS 4 . Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lilian Hickert
- Olimpíada de Aplicativos - ONDA. ODS 4. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Débora Motta Matos.
- Introdução aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: da Agenda 2030 à sua Aplicabilidade. ODS 4. Projeto de extensão desenvolvido como produto técnico do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS). Responsáveis: Ma. Andréa Pandolfo e Ma. Daiane Lippert Tavares (egressas do PPGAS) e prof. Celmar Corrêa de Oliveira.
- Remoção de paracetamol de águas empregando biocarvão como adsorvente de baixo custo. ODS 6. Projeto de pesquisa. Responsável: Profa. Lúcia Ries.
- Fabricação de produtos de higiene e limpeza naturais: Aproximando a Universidade da comunidade. ODS 3. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lúcia Ries.
- Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade. ODS 4. Projeto de Ensino. Sem responsável direto pela execução.
- Programa de rádio Ecos do Pampa: diálogo de saberes sobre a conservação da biodiversidade. ODS 11. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Adriana Carla Dias Trevisan.
- Curso de formação em utilização de alta tecnologia: HPLC. ODS 4. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lilian Hickert.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A ONU e seus parceiros organizaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de fazer um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil e abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no país e no mundo.
De acordo com Tramontina, muitos docentes vêm trabalhando com os ODS nos seus projetos. “Na minha visão, o trabalho em prol dos ODS e da Agenda 2030 é muito importante, pois, embora não seja perfeita, é uma Agenda que visa melhorar a qualidade de vida para todas as pessoas, sem comprometer a qualidade ambiental. A partir do recebimento do Selo por dois anos seguidos, foi possível identificar que, mesmo não tendo os ODS e suas metas explícitas nos objetivos dos projetos, os docentes da Uergs trabalham nesse sentido, em prol da sustentabilidade”, finaliza Ana Carolina.