Uergs prepara a inserção em programas de formação docente da Capes e anuncia coordenadoras
Publicação:

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs reuniu na segunda-feira (10) as professoras responsáveis pela coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, lançado recentemente pelo MEC. A adesão aos Programas ocorrerá por meio de inscrição nos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançados em janeiro.
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos em escolas de Educação Básica na segunda metade do curso de Licenciatura. O Pibid permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, porém de acordo com o novo edital, a participação só será possível a estudantes que estiverem na primeira metade dos cursos de Licenciatura.
Na Uergs, o Pibid será coordenado pela professora Veronice Camargo e o Programa de Residência Pedagógica ficará sob a coordenação da professora Cristina Wolffenbüttel. Em cada Unidade onde houver oferta de um ou dos dois programas, haverá uma coordenação para cada iniciativa. As Unidades também poderão se agrupar em núcleos interdisciplinares.
A Universidade conta com aproximadamente mil estudantes nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Letras, Música, Pedagogia e Teatro, ofertados em diversas unidades universitárias. De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana, a Uergs solicitará cerca de 250 bolsas para 2020.
Presente na reunião, a vice-reitora da Uergs, Sandra Lemos, falou sobre a sua experiência enquanto foi coordenadora do Pibid, de 2015 a 2018. “O Programa de Residência Pedagógica tenta uma adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sabemos o quanto precisamos, enquanto professores, conhecer e refletir sobre como podemos fazer intervenções positivas na BNCC. Isso vai servir para nossos estudantes entenderem todo o processo”, avalia.
“A participação nos programas articula a Universidade aos projetos contemporâneos na área das políticas educacionais, tais como a política curricular nacional - que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) -, e a Política Nacional de Alfabetização, contribuindo com a gestão educacional nos municípios e redes onde a Uergs está inserida”, enfatiza a pró-reitora de Ensino.
De acordo com a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Percila de Almeida, esses programas qualificam a formação de docentes e a Educação Básica porque os índices de qualidade da Educação estão atrelados aos programas de formação de docentes.
Mais notícias
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.
- Foto de uma mesa de madeira clara, sobre a qual há um notebook aberto exibindo a página de "Extensão" do site da Uergs. No topo da página, vê-se o logotipo da Uergs. Abaixo do título “Extensão”, há diversos botões cinza com links organizados em uma grade, contendo termos como "Pré-Relatório de Extensão", "Cursos e Eventos", "Programas e Projetos", "Resoluções e Atos Normativos", entre outros. Ao lado direito do notebook, há um vaso grande com uma planta verde exuberante. Do lado esquerdo, há um par de óculos, dois cadernos empilhados e uma caneta sobre uma folha de papel. Também estão visíveis um marca-texto roxo e um recipiente branco pequeno, além de um porta-canetas branco contendo algumas canetas coloridas. Ao fundo, vê-se um espaço desfocado com móveis e outras plantas.
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.