Uergs monta comitês técnico e de aconselhamento para o enfrentamento da calamidade no estado

Fotografia de uma área do centro de Porto Alegre alagado.
Enchentes 2024 - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini.

Diante do estado de calamidade pública decretado pelo Estado e com diversas unidades universitárias em regiões atingidas pelas enchentes, a Uergs tem adotado uma série de medidas emergenciais para atender as necessidades da comunidade universitária e apoiar a população atingida pela catástrofe no Rio Grande do Sul. Para dar agilidade a essas ações, a Universidade organizou, estrategicamente, um Comitê Consultivo e um Comitê Técnico.

O Comitê Consultivo de Aconselhamento à Reitora é formado pelos(as) sete diretores(as) regionais, pelo reitor e pela vice-reitora em transição, e por representantes da Aduergs e da Assuergs. Esse Comitê é subsidiado com informações e evidências produzidas e analisadas pelo Comitê de Assessoramento Técnico que são usadas para fazer um indicativo para a tomada de decisão da reitora Sandra Lemos.

O Comitê de Assessoramento Técnico conta com oito equipes compostas por funcionários(as) docentes e técnicos(as) da Uergs. Essas equipes estão divididas por temas e possuem uma coordenação ligada a cada área temática.

Criados no início do mês de maio, os dois comitês têm se reunido frequentemente para avaliar o cenário e discutir ações de enfrentamento das consequências da crise. A partir desse fluxo, a Uergs emitiu três portarias para orientar sobre o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Portaria Nº 022/2024

Portaria Nº 023/2024

Portaria Nº 024/2024

Conheça cada uma das equipes do Comitê de Assessoramento Técnico e a respectiva coordenação:

Ações concretas de solidariedade e acolhimento - Márcia Gomes

Clima - Márcia Berreta