Uergs lança editais do Pibid 2024 e recebe inscrições até 21 de outubro

site pibid
Programa oportuniza a prática da docência a estudantes das licenciaturas.

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs (Proens) lançou nesta terça-feira (8/10) os editais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O Programa é voltado à formação docente para atuação na Educação Básica. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de outubro.

Este ano, serão ofertadas 264 bolsas de iniciação à docência (ID). Além dessas, serão concedidas 33 bolsas de Supervisão e 11 para coordenações de área. Os editais publicados esta semana referem-se aos processos de seleção de bolsistas de Iniciação à Docência, que são estudantes de licenciatura da Uergs, e de professores(as) supervisores(as), que atuam nas escolas parceiras do Programa. As coordenações de área são indicadas pelos colegiados dos cursos.

Os cursos de graduação da Uergs contemplados com o Pibid são as licenciaturas em: Pedagogia, das unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Litoral Norte - Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga; Artes Visuais, Dança, Letras, Música e Teatro, da Unidade em Porto Alegre.

O Pibid é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Uergs participa do Programa desde 2011, promovendo a articulação entre a teoria acadêmica e a prática escolar, o que facilita a inserção de estudantes das licenciaturas nas escolas públicas para vivenciar o cotidiano da docência.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid na Uergs, Daiana Baldoni, o Edital  nº10/2024 da Capes, que selecionou projetos institucionais no âmbito do Pibid, trouxe novas oportunidades e desafios. Para a docente, o fato da Uergs ser contemplada reflete a qualidade de seus cursos de licenciatura e o compromisso institucional com a melhoria da Educação Básica.

Entre os desafios identificados por Daiana, está o cenário educacional pós-pandemia. “As escolas continuam a enfrentar desafios como as lacunas de aprendizagem decorrentes do ensino remoto emergencial e a necessidade crescente de promover uma educação mais inclusiva. Nesse contexto, o programa se configura como uma ferramenta importante para a formação inicial de professores, proporcionando uma vivência prática nas escolas que pode contribuir para a superação dessas dificuldades, ao mesmo tempo em que fortalece a integração entre teoria e prática pedagógica”, pontua a docente.

Os editais de 2024  do Pibid estão disponíveis neste link. Dúvidas sobre os processos seletivos poderão ser encaminhadas por e-mail para o endereço: coordenadoria-qualificacao@uergs.edu.br.