Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Residência Artística: Caminháguas - com Maíra Santos

    Inscrições a partir do dia 4/5!
  • Data:
    até
  • Porto Alegre
Ao centro, foto pequena, em preto e branco, de uma trilha estreita sobre gramado, ao fundo dela, há uma mata fechada. Atrás da foto pequena, há uma foto maior, colorida, com árvores e chão de terra batido.
Residência Artística Caminháguas

A Residência Artística Caminháguas propõe uma investigação performativa sobre a vulnerabilidade urbana a partir das águas que atravessam Porto Alegre, águas visíveis e invisíveis que revelam desigualdades sociais, colapsos ambientais e modos de vida em risco.

Tomando como ponto de partida as áreas atingidas pelas enchentes de 2024, a residência desenvolve práticas de caminhada, dança, teatro e performance como modos de escuta, presença e reflexão crítica sobre a cidade. A proposta compreende a vulnerabilidade não apenas como condição periférica, mas como uma experiência relacional que atravessa diferentes territórios urbanos, infraestruturas e corpos.

As práticas de caminhada e sua relação com a cidade, no campo artístico, foram fomentadas pelos dadaístas, surrealistas e situacionistas na segunda metade do século XX. Desde então, práticas de investigação espacial por meio do caminhar, algumas com inspiração situacionista, como a teoria da deriva e a figura do flâneur, têm sido consideradas potentes para a prática estética crítica, a criação de paisagens sonoras, a performance e as intervenções urbanas.

Os componentes multissensoriais que as caminhadas engendram, com suas tatilidades e modos de produzir espaço e corpo, mostram formas de criar distanciamento em relação às experiências cotidianas da cidade, ao mesmo tempo em que permitem um olhar crítico e poético sobre ela.

As atividades ocorrerão em espaços urbanos marcados pela memória da enchente, em diálogo com equipamentos culturais da cidade, como a Casa de Cultura Mário Quintana, e com a própria Universidade. A residência articula criação artística, pesquisa e extensão universitária, entendendo a prática performativa como gesto ético, investigativo e político diante do ecocídio e das desigualdades que estruturam a vida urbana contemporânea.

A convidada para a ação Residência Artística Caminháguas será Maíra Santos, pesquisadora do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa/Portugal e professora afiliada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Brasil. Ela é doutora em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (CAPES, 2018), onde também realizou pós-doutorado. Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho transita entre a dança, a antropologia e os estudos teatrais e da performance.

Como criadora e intérprete, assinou e colaborou em projetos coreográficos como 1 Minute Gesture (Malaposta, 2013), O Fruto que Caiu da Árvore (2021) e participou de Mais Pra Menos Que Pra Mais, de Vera Mantero (2014). Destacam-se ainda o projeto de arte comunitária e ecologia Casa-Árvore (2020–2022) e sua atuação em As Cadeiras, de Eugène Ionesco (2021).

Informações sobre como participar seguem abaixo:

Datas: 20, 22, 25, 27 e 29/5/2026

Hora: 14h30 às 17h30

Local: 

  • Campus Central da Uergs: Espaço de Eventos - Préido 4 - Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre - CEP 90010-460
  • ESEFID - Ufrgs: R. Felizardo, 750 - Jardim Botânico, Porto Alegre - CEP 90690-200

Público-alvo: pessoas que atuam com artes cênicas, performance, territórios ubanos, corpo em movimento.

Inscrições: 

  • Prazo: 04/05 até 19/05
  • Formulário: disponível no formato online
  • Vagas: 25

Carga horária: 3h diárias, totalizando 15h

Certificação: sim. Será necessário comprovação mínima de 9h de presença, constando a carga horária apurada pela lista de frequência do participante.

Valor: gratuito

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):  4. Educação de qualidade, 11 Cidades e comunidades sustentáveis, 13 Ação contra a mudança global do clima

Coordenação: professora Kátia Salib Deffaci (Uergs)

Vice-coordenação: professora Sílvia da Silva Lopes (Uergs)

Contato: katia-deffaci@uergs.edu.br

Programação

Sempre das 14h30 às 17h30

20/05 - Espaço de Eventos - Uergs

22/05 - Laboratório Cênico - UFRGS

25/05 - Espaço de Eventos - Uergs

27/05 - Espaço de Eventos - Uergs

29/05 - Laboratório Cênico - UFRGS

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul