Publicado o Edital de seleção de pessoas negras para ações afirmativas de concessão de bolsas
Inscrições estarão abertas até o dia 23 de junho.
Publicação:
A Uergs publicou, nesta quarta-feira (19/6), o Edital do processo de seleção para a concessão de bolsas de estudo e permanência destinadas a estudantes negros(as) matriculados(as) em cursos de graduação. As bolsas são provenientes do Edital 2022 de chamamento público do Grupo Carrefour. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 23 de junho pelo e-mail coordenadoria-qualificação@uergs.edu.br.
O Edital da Uergs prevê a distribuição de sete bolsas no valor de R$1 mil, que começarão a ser distribuídas este ano e poderão ser renovadas semestralmente até a conclusão do curso, desde que atendidas as exigências do Edital.
Este ano, a seleção contempla os seguintes cursos de graduação (bacharelados) da Uergs: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Unidade em Porto Alegre, e Engenharia de Computação, da Unidade em Guaíba.
Os recursos para as bolsas são oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado em junho de 2021 entre o Grupo Carrefour e o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Rio Grande do Sul e as Defensorias Públicas da União e do Rio Grande do Sul. A intenção é ampliar o ingresso e a permanência de pessoas negras em programas de graduação e de pós-graduação no Brasil.
O edital está disponível na página da seleção.
Mais notícias
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto horizontal. Em primeiro plano, vê-se um corredor externo de uma universidade, com caminho pavimentado e canteiros verdes nas laterais. À direita e à esquerda, há prédios de dois andares com paredes de tijolos aparentes, janelas grandes e aparelhos de ar-condicionado fixados nas fachadas. No corredor, várias pessoas caminham, vistas principalmente de costas e de perfil. São adultos de diferentes aparências físicas, usando roupas casuais, mochilas e bolsas, sugerindo um ambiente acadêmico em funcionamento. Ao fundo, o corredor segue em perspectiva, com mais pessoas e vegetação.
- Imagem com fundo cinza claro. Ao centro, um semicírculo formado por três balões de fala nas cores verde, vermelho e amarelo. Ao centro, em verde-limão, um sinal de "check" com uma seta na ponta.
- Ana Carolina Rosa Aguilera da Cruz