Professora da Uergs e mestre formada no PPGED da Universidade são semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico

Jade e Thais Janaina (da esquerda para a direita) concorrem ao prêmio pela publicação de livro sobre educação escolar indígena.

A professora Thais Janaina Wenczenovicz e Jade Monteiro, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Uergs Litoral Norte, são semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. O Prêmio é uma distinção nova, vinculada ao Prêmio Jabuti, destinada a autores(as) de obras inéditas publicadas no Brasil em Língua Portuguesa.

As semifinalistas da Uergs concorrem ao Prêmio na categoria Educação e Ensino, pela obra “Direitos humanos, educação escolar indígena e interculturalidade: cartografia das escolas indígenas brasileiras”. O livro é fruto de uma pesquisa que analisou a educação escolar indígena no Brasil e, pontualmente, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1999 e 2021. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

A publicação descreve o tratamento destinado aos povos originários ao longo da formação da sociedade brasileira, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Além disso,  apresenta as principais normas e legislações vigentes sobre a educação escolar indígena no Brasil e examina os dados coletados por meio do Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).

O Prêmio

O Prêmio Jabuti Acadêmico é realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A distinção reconhece e divulga autores(as) e editores(as) de obras com foco científico, técnico e profissional.

De acordo com o site da premiação, o objetivo é “incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país”.

No dia 18 de julho, serão divulgados os nomes das pessoas finalistas e a cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 6 de agosto.

As autoras

Jade de Oliveira Monteiro é mestre em Educação (PPGED/Uergs) e atua principalmente nos temas: epistemologias do sul, pedagogias decoloniais, escolarização indígena, direito social fundamental à educação intercultural e bilíngue. Trabalha como técnica-administrativa no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade e Intersubjetividade: gênero, orientação sexual, raça e etnia, junto à Unoesc. Confira o currículo completo.

Thais Janaina Wenczenovicz é docente adjunta da Uergs e professora titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, da Unoesc. Já publicou e organizou 60 livros ou edições nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, além de mais de 100 capítulos de livros publicados em espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais nos idiomas: alemão, espanhol, inglês, polonês e português. Confira o currículo completo

Por: Daiane de Carvalho Madruga