Política de Comunicação será o tema da Aula Inaugural da Uergs
Publicação:

A Aula Inaugural do Ano Letivo de 2018 da Uergs terá como tema a construção da Política de Comunicação da Universidade e será ministrada pelo professor Wilson Bueno, consultor contratado para orientar o processo de elaboração do documento. O evento ocorrerá no auditório da Fundação de Economia e Estatística (FEE), no dia 20 de março, às 14h.
A Política de Comunicação é um documento que reúne as diretrizes para o planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação, e orienta o relacionamento da organização com seus diversos públicos internos e externo. A elaboração desse documento é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017/2021 e está sendo coordenada por uma comissão designada pela reitora. Ao longo do processo, os textos serão submetidos à consulta da comunidade acadêmica para posterior aprovação pelo Consun.
Na Aula Inaugural, Bueno falará sobre a importância da Política de Comunicação da Uergs e da participação de todos no processo de elaboração do documento, além de explicar como se dará o processo de construção.
Wilson da Costa Bueno
Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural. As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, de inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituicões. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial. (Texto informado pelo autor em seu Currículo Lattes)
Livros publicados e organizados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014); Estratégias de comunicação nas mídias sociais (2015); Comunicação Empresarial: da Rádio Peão às mídias sociais (2014); Comunicação Empresarial: planejamento e gestão (2011); Comunicação Empresarial: leituras contemporâneas (2011); Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégia (2009) Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: um olhar plural (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003), A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996).
Tem dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e capítulos de livros em coletâneas.
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.