Oigalê na Uergs: Oficina de Teatro de Rua

• Data:
    até
  • Campus Central Uergs - Porto Alegre
Nome do evento à direita, em um círculo verde escuro. A foto ao fundo tem artistas de rua vestindo preto. Um segura uma flâmula escrita "Oficina de teatro de Rua - Oigalê", outros estão de perna de pau, outros com instrumentos musicais.
Serão oito encontros com oficinas de Teatro de Rua, de outubro a dezembro, em uma parceria entre a Licenciatura de Teatro da Uergs e a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais.

A ação de Extensão em Fluxo Contínuo “Oigalê 25 anos Arte Pública presencial e de convívio - Oigalê na Uergs”, consiste em uma parceria entre a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais e o Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs. Serão diversas atividades desenvolvidas entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025 e trata-se da apresentação, no Campus Central, Unidade em Porto Alegre, do espetáculo teatral “Deus e o Diabo na Terra de Miséria”, uma oficina de “Teatro de Rua” e uma oficina de “Iniciação à Música para Teatro de Rua”.

A Oigalê é uma importante companhia voltada ao teatro do Rio Grande do sul, com 25 anos de existência e mais de 1.500 apresentações pelo Brasil e exterior, alcançado em torno de 500.000 pessoas. Além da consistência do trabalho da Oigalê, a presente ação visa possibilitar um espaço de formação para além dos conteúdos desenvolvidos em salas acadêmicas.

Ao todo, serão oito encontros de Teatro de Rua com noções cênicas que envolvem espaço, movimento e ritmo, além do trabalho com pernas de pau, bastões e malabares. Também haverá o início da pesquisa de criação sobre a Lenda “A Salamanca do Jarau”, que compõem a Trilogia de João Simões Lopes Neto, do livro "Lendas do Sul", que fala sobre a influência da cultura hispânica e moura na cultura gaúcha, mostrando as origens de um povo que não tinha precisamente uma descendência portuguesa e nem espanhola, mas sim local e miscigenada.

Datas: 19/10 a 14/12/2024 (sábados)

Hora: das 15h às 17h30

Local: Campus Central da Uergs - Unidade Porto Alegre - Sala 7A (Rua Washington Luiz, 675, Centro Histórico - Porto Alegre).

Público-alvo: estudantes, artistas da cena e pessoas interessadas.

Inscrições:

Carga Horária: 20h - 8 encontros

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alcançados: 4 - Educação de qualidade

Canais digitais: @oigaleteatro https://oigale.com.br.

Ministrantes: Hamilton Leite, Bruna Espinosa, Vera Parenza, Jordan Maia, Mariana Hörlle e Paulo Roberto Farias (artistas que compõem a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais).

Coordenador e contato para atendimento ao público: professor Carlos Roberto Mödinger (Uergs), carlos-modinger@uergs.edu.br, (51)999121636.

Vice-coordenadora: Jezebel Maria Guidalli De Carli

Organizadores: Vera Parenza, Hamilton Leite, Jordan Maia, Stephanie Oliveira Strasburg, Isabela Becker, Lilith Dias Burckiewicz, Pedro Sperb, Giovanna Rhoden, Paula Zeneliakas.

Locais