Homenagem póstuma é realizada durante banca de dissertação de mestranda vítima de Covid-19

Imagem colorida. Captura de tela em reunião por videoconferência em que aparecem trinta e duas pessoas.
Mariana de Andrade Doninelli foi homenageada em evento de apresentação de sua dissertação.

O Mestrado Profissional em Educação promoveu, na sexta-feira (16), a apresentação da dissertação da mestranda Mariana Doninelli, juntamente com uma homenagem póstuma com outorga de título de mestre à acadêmica que faleceu no dia 20 de junho, vítima da Covid-19. Cerca de 50 pessoas participaram do evento online, que contou com a presença de familiares de Mariana.

Como pré-requisito para a obtenção do título de mestre, Mariana desenvolveu o projeto de extensão “1º Eneducampo - Encontros entre educadores do campo: compartilhando experiências de leitura para a formação docente”. A dissertação intitulada “Leituras, experiências e narrativas: fios que tecem o professor do campo” foi orientada por Sandra Lemos, docente do curso e vice-reitora da Uergs.

De acordo com Sandra, a banca destacou a excelência do trabalho, sugerindo sua publicação, e as contribuições para a Educação, especialmente para a Educação do Campo e para a área dos estudos sobre leitura e formação docente.

“O momento foi marcado por muita emoção. Foi um momento de merecida homenagem e outorga de título de mestre à minha orientanda Mariana, pela reconhecida excelência do seu trabalho. Igualmente, o evento também chamou a atenção para as agruras do momento em que estamos vivendo, destacando tanto a importância da necessidade do cuidado em relação ao vírus, quanto a necessidade do reconhecimento do papel da ciência, da pesquisa e da educação, na formação de pessoas críticas e com consciência para que possamos, todos, lutar em favor da vida”, relata Sandra.

O evento contou com a presença do pai de Mariana, Henrique Doninelli, e sua esposa, e da irmã da mestranda, Júlia Doninelli, e seu esposo. Também estiveram presentes a diretora geral do Campus Litoral Norte da UFRGS, Liane Loder, pois Mariana era funcionária da universidade federal. A apresentação também foi acompanhada por docentes, estudantes, egressos e pela coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Conteúdos relacionados