Em Porto Alegre, presidente da Capes se reúne com coordenadores do Pibid

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa bege com centro de vidro. Ao fundo, painel verde e laranja com logotipo da Uergs sobre fundo branco; à esquerda, bandeiras do Rio Grande do Sul, Nacional e da Uergs.
SITE Reuniao Uergs Pibid Capes

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves, esteve com coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nesta segunda-feira (12). A principal pauta da reunião, que ocorreu na Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), foi a situação e perspectivas para o Programa.

Por meio do Pibid, alunos de licenciatura realizam atividades semanais em escolas de Educação Básica da rede pública, acompanhando o cotidiano da instituição, sob a supervisão de um docente. Só no Rio Grande do Sul, são mais de 6 mil estudantes de 32 universidades que atuam como bolsistas de iniciação à docência em cerca de 300 escolas.

Em 2016, a Capes propôs alterações no Pibid, como redirecionamento das metas e redução do número de bolsistas. Os coordenadores institucionais se mobilizaram e conseguiram revogar a decisão. Neves garantiu a permanência do Programa em 2017 e anunciou que seu orçamento deverá ser maior que o deste ano. Os valores deverão ser divulgados até março e poderão ser suplementados.

O presidente da Capes declarou que o Pibid deverá sofrer mudanças, mas que todas elas serão acordadas entre a Capes e as coordenações institucionais. Ele salientou a necessidade da realização de uma avaliação dos resultados do Programa. “Reeditar o Programa sem apresentação de resultados é complicado. Precisamos mostrar o impacto do Pibid na rede, tanto para a formação dos professores quanto para a qualidade do ensino nas escolas”, argumentou.

Esta semana, devem ser encaminhados à Capes os nomes para a formação da Comissão Nacional de Acompanhamento e Avaliação do Pibid, composta por coordenadores institucionais e representantes da Capes. A presidente do Fórum Nacional do Pibid, Alessandra de Assis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que além de elaborar a proposta de avaliação do Programa, essa comissão deverá planejar a articulação do Pibid com outros programas voltados à Educação Básica e com os programas de Pós-Graduação, e propor diretrizes para a cooperação entre universidades e secretarias estaduais e municipais de Educação.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid na Uergs e coordenadora do Fórum dos coordenadores do Rio Grande do Sul, Sandra Lemos, o foco agora é a luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 5180/2016, que consolida o Pibid como política pública. “Essa aprovação assegura a continuidade do Programa mas redes de ensino, independente das mudança de Governo”, afirmou.

Também participaram da reunião os coordenadores do Pibid na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Verno Kruger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Suzana Pacheco, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Maurivan Ramos, Centro Universitário Univates, Cristiane Antonia Hauschild e Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Luciana Rosa.