Durante Missão Internacional da Abruem, reitor da Uergs trata de parcerias com universidades colombianas
Publicação:
Foi encerrada na quinta-feira (21/11) a série de visitas a universidades e instituições localizadas na Colômbia que integraram a agenda da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) 2024. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, integrou a comitiva que participou da missão iniciada no dia 14 de novembro. Além dos compromissos com a Abruem, Beroldt tratou de parcerias já existentes entre a Uergs e universidades colombianas.
A Missão Internacional da Abruem começou com reuniões na sede da Associação Colombiana de Universidades (Ascun) e com a Embaixada do Brasil na Colômbia. No segundo dia, teve início a agenda de visitas a universidades. A primeira instituição visitada foi a Universidad Nacional de Colombia (Unal), que recebeu a Abruem no dia 15 de novembro. Confira a notícia sobre a primeira etapa da viagem.
Na sequência, houve a visita à Universidad de Cartagena (Unicartagena). Nesse encontro, o reitor da Unicertagena, William Castillejo, entregou à comitiva uma edição da Cartografia Histórica de Cartagena de Índias e recebeu uma medalha da Abruem. De acordo com Beroldt, entre os assuntos discutidos nessa visita, estiveram as oportunidades de cooperação e intercâmbio, o interesse mútuo pelas políticas institucionais de ações afirmativas e as estratégias para permanência de estudantes nas universidades.
Na sequência, enquanto a comitiva da Abruem visitou a Universidad Del Atlántico, Beroldt esteve na Universidad Del Magdalena (Unimagdalena), onde encontrou a professora Patricia Binkowski, da Uergs Hortênsias, e Demétrio de Andrade, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Uergs.
A Uergs já possui uma parceria com a Colômbia no âmbito do Centro Transnacional para Transições em Energia, Clima e Sustentabilidade (Trajects). Essa é uma Rede que apoia a realização de intercâmbios entre as instituições da América Latina, África e da Europa, além de conceder bolsas de estudo e promover pesquisas integradas voltadas à mitigação das mudanças climáticas e à transição para a sustentabilidade. Por meio do Trajects, Demétrio está realizando estágio de pesquisa na Unimagdalena e a Uergs está recebendo a segunda estudante da Universidad Nacional De Colombia.
Na Unimagdalena, Leonardo e Patrícia foram recebidos pelo reitor em exercício, Óscar Vargas, e por um grupo de docentes que integram a gestão da Universidade. Durante a reunião, a Uergs e a Unimagdalena firmaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de dar continuidade e expandir a cooperação técnica e científica entre as duas instituições. “Entre as áreas de interesse comum estão educação e formação docente, sustentabilidade e meio ambiente, artes e cultura, tecnologia e inovação e o Programa Marinho-Costeiro”, afirma Beroldt.
A última universidade visitada pela comitiva da Abruem durante a missão à Colômbia foi a Universidad de Antioquia (UdeA). Na instituição, localizada em Medellín, na região central da Cordilheira dos Andes, o grupo foi recebido pela diretora de relações internacionais, Paula Andrea Echeverri, que apresentou a Universidade. Na sequência, o reitor da UdeA, John Jairo Arboleda, almoçou com o grupo e apresentou os principais eixos do plano de desenvolvimento da UdeA e as contribuições da Universidade para o desenvolvimento de Medellín e da região da Antioquia.
“Em conversa com o reitor [John Jairo Arboleda], comentei sobre o Convênio-Marco que está em andamento entre Uergs e UdeA, com o objetivo de estabelecermos cooperação nas áreas de ciências agrárias, gestão da inovação, tecnologia de alimentos entre outras”, conta Beroldt.
Enquanto estava na UdeA, Beroldt também se reuniu com a professora Mónica María Vargas, do Grupo de Pesquisa Medio Ambiente y Sociedad (Maso), na Sede de Investigación Universitaria (SIU) da Universidade.
“Tratamos sobre o interesse de pesquisadores do Maso (grupo que integra aproximadamente 40 pesquisadores) em estreitar laços com a Uergs para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de agroecologia. Apresentei nossas ações em nível de graduação, com nosso bacharelado, nossa especialização binacional com a Universidad de la República (Uruguai) e nossos núcleos de agroecologia. A professora Mónica demonstrou grande interesse no desenvolvimento de um programa conjunto”, relata o reitor da Uergs.
Confira a notícia da Abruem sobre as visitas às universidades colombianas.
No último dia da missão, Beroldt visitou a Comuna 13, uma das 16 comunas da cidade de Medellín, a convite do diretor do Escritório de Projetos Estratégicos Medellín Resiliente, Jean-Edouard Tromme. No local, o reitor da Uergs conheceu uma Unidade de Vida Articulada (UVA) e as transformações nesse que foi um dos lugares mais violentos da cidade nas décadas de 80 e 90, sob o domínio do narcotráfico. “Fui conhecer um pouco como as políticas públicas mudaram este e outros territórios em Medellín”, afirma.