Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Dia da Consciência Negra: conheça as ações da Uergs para a valorização e a educação para as relações étnico-raciais

Publicação:

Vista lateral de casal negro com espaço de copia.
O Dia da Consciência Negra foi instituído no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011.

Em 2011, a Lei Federal nº 12.519 institui oficialmente no Brasil o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. Desde então, a data é marcada por diversas ações, pois a promoção da consciência negra passa, entre outros aspectos, pela valorização da cultura africana, pela educação para as relações étnico-raciais e pela abertura de oportunidades para a inserção da comunidade negra em todos os espaços da sociedade. 

A comunidade universitária da Uergs tem realizado diversas iniciativas nesse sentido. São palestras, rodas de conversa, trabalhos de conclusão de curso, entre outras ações de pesquisa e extensão universitária. 

Com relação às cotas, a Uergs reserva 50% das vagas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras e indígenas (respeitando a proporção no Estado de acordo com dados do IBGE).

Ao longo de 2022, foram iniciadas as discussões para a construção de uma Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade na Uergs. Em 2023, o Conselho Superior Universitário (Consun) criou uma Comissão Especial de combate à discriminação e ao racismo na Uergs. Essas ações institucionais se somam às diferentes iniciativas protagonizadas por estudantes e funcionários docentes e do corpo técnico e de apoio administrativo.

De 22 a 30 de novembro, acontece em Porto Alegre a 5ª edição do Novembro Negro da Uergs, com o tema “Literatura Negra: Histórias de quem construiu o Brasil”. O evento acontece desde 2019 e é organizado pelo Coletivo Djamila Ribeiro, com o objetivo de combater o racismo e suas vertentes, além de valorizar a história e a identidade negra. 

No dia 24 de novembro, será realizado o “1º Encontro Aquilombar-se: educação antirracista” na Uergs Litoral Norte - Osório. Das 14h às 21h, ocorrerão uma série de atividades como rodas de conversa, palestras, relato de experiência. 

Conheça as ações realizadas nos últimos anos em torno do tema:

Projeto Aulas Abertas Uergs - “Contribuições para o debate antirracista nas escolas”

Debate realizado em julho de 2023 sobre a promoção da educação antirracista por meio da literatura infanto-juvenil com o protagonismo de meninas negras.

Coordenação: Martha Narvaz

Curso de Formação: Currículo e Práticas Pedagógicas Antirracistas no Contexto Educativo

Ação com o objetivo de promover espaços de reflexão que correlacionem branquitude, educação antirracista e a importância de um currículo descolonizado para a constituição de práticas pedagógicas antirracistas no contexto educativo.

Coordenação: Percila de Almeida e Rita Cristine Severo

Palestra “A educação antirracista para o desenvolvimento social”

Palestra realizada em junho de 2023 com o objetivo de discutir a importância das ações de educação antirracista para o desenvolvimento de uma sociedade sem discriminação e racismo. A palestra foi ministrada por Thayane Madruga, jornalista, especialista em Igualdade Racial nas escolas pelo MEC, mestra e doutoranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, coordenadora do Projeto Narrativas Negras, integrante da Unegro, e membra da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Cruz Alta.

Coordenação: Ricardo Eugenio Dill

 

Palestra "Diálogos que importam"

Ação realizada em junho de 2023 com a proposta de discutir o histórico e o contexto da Lei e da Política de Cotas entre a comunidade de docentes universitários(as) e da Educação Básica do PED, além de mobilizar esses conhecimentos nas salas de aula. 

Coordenação: Daniela Cristina Limberger e Comitê Equidade - Rede PED



Conhecimento tradicional e múltiplos usos de plantas medicinais no Quilombo Chácara da Cruz, em Tapes/RS

Projeto de extensão que teve início em maio de 2023 no Quilombo Chácara da Cruz, no município de Tapes, no Rio Grande do Sul. O principal objetivo é resgatar e ampliar os conhecimentos tradicionais quilombolas sobre os múltiplos usos de plantas medicinais no Quilombo Chácara da Cruz, em Tapes. A iniciativa estimula a troca de conhecimentos tradicionais no manejo, uso e cultivo de plantas medicinais entre quilombolas. Com isso, também pretende motivar o manejo e o uso de plantas medicinais pelos quilombolas.

Coordenação: Margarete Sponchiado

 

Projeto Aulas Abertas Uergs - Palestra “Uergs na luta antirracista”

Palestra realizada em maio de 2023 com o objetivo de discutir a importância da literatura infanto-juvenil para a promoção de uma educação antirracista e antisexista.

Coordenação: Martha Narvaz

 

Construção da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Uergs

Ao longo de 2022, ocorreram discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) organizados com o objetivo constituir uma Política da Uergs que aborde os processos e ações que promovam a dignidade e a equidade nas condições de ingresso, permanência e êxito na conclusão da formação dos grupos minorados e desfavorecidos historicamente.

Coordenação: Percila Silveira de Almeida

 

Grupo de Estudos sobre Representatividade, Miscigenação e Branquitude

Com início em 2021, esta ação de extensão busca estudar e debater coletivamente assuntos como representatividade, mito da democracia racial e da miscigenação e branquitude, partindo de um grupo inter-racial com a maior diversidade possível entre os proponentes, a fim de nutrir um senso de escuta e elaboração coletiva.

Entre os principais resultados da ação, foram verificados a formação de laços de confiança para elaborar compreensões profundas dos efeitos da racialização para pessoas negras e não negras; acionamento coletivo de movimentos de esperança como contranarrativas a discursos racistas construídos histórica e socialmente; geração de um núcleo de pessoas sediadas em diferentes lugares do país, interessadas na luta antirracista e em realizar publicações coletivas em 2023 para divulgar não somente o nível atingido nas discussões, mas as aberturas na ferida colonial racista, sabidamente sentida por pessoas negras, mas agora tomando consciência nas brancas.

Coordenação: Carmen Lúcia Capra

 

AKOFENA: Diretrizes curriculares para ERER como instrumentos de luta contra o racismo

A ação consiste em uma palestra realziada em abril de 2022 com o objetivo de debater formas de efetivar uma educação antirracista, especialmente no campo das Artes, a partir das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).

A palestra foi ministrada pela atriz e pesquisadora Edilaine (Dedy) Ricardo Machado. A partir de suas experiências como mulher negra, docente e artista, a convidada abordou as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e apresentou elementos e produções de culturas de matriz africana que podem ser conteúdos e recursos metodológicos para a educação, especialmente no campo das Artes. O público que participou da ação foi formado por docentes e discentes dos cursos de Artes visuais, Dança, Música e Teatro da Uergs, além de profissionais da Educação Básica, pesquisadores(as) e pessoas da comunidade.

Coordenação: Carlos Roberto Mödinger

 

Trabalho de Conclusão “Cota Racista no Curso de Pedagogia - Licenciatura no Litoral Norte: Um Estudo Escrevivente

O trabalho de conclusão de curso da estudante Yasmim Nardon teve como principal objetivo apresentar uma produção acadêmica que discuta as cotas racistas e seus desdobramentos nos cursos de licenciatura.

Orientação: Maria Cristina Schefer

 

Mesa Temática sobre Ações Afirmativas do Fórum de Áreas 2022 - “Uergs 21 anos: o mundo que nos espera”

Evento realizado em outubro de 2022 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o que são políticas afirmativas na sociedade brasileira e as políticas a serem implementadas nos diferentes espaços da Uergs.

Coordenação: Superintendência de Planejamento da Uergs

 

Trabalho de Conclusão de Curso - “Os desdobramentos da Lei 10.639 nos cursos de formação docente”

O trabalho de conclusão de curso da estudante Natalie da Silva Rodrigues teve como principal objetivo apresentar uma produção acadêmica que discutisse a implementação da Lei 10.639/03 e os impactos na formação docente.

Orientação: Magali Menti



Mulheres na Luta Antirracista - Novembro Negro

Roda de conversa realizada em novembro de 2022 com o objetivo de discutir a temática antirracista na perspectiva do ser mulher negra, dando destaque à condição da mulher negra na sociedade brasileira.

Coordenação: Coletivo Djamila Ribeiro

 

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização - “Educação para as Relações Étnico-Raciais Na Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul: Estudo Preliminar”

O trabalho de conclusão de curso da estudante Claudia Leticia da Rosa teve como objetivo apresentar uma produção acadêmica que discutisse como tem se apresentado a educação para as relações étnico-raciais na Uergs.

Orientação: Martha Giudice Narvaz

 

O silenciamento da Cultura Negra na sociedade brasileira

Mesa redonda realizada em junho de 2022 com o objetivo de externar à comunidade o protagonismo sociocultural da população negra na conjuntura brasileira, evidenciando desde sua origem escravocrata até o empoderamento da negritude a partir da promoção da consciência étnica.

Coordenação: Adriana Helena Lau

 

Palestra “Educação para as relações étnico-raciais na escola” 

A ação fez parte do II Ciclo de Palestras: para pensar a docência na Educação Básica, realizado em setembro de 2021 com o objetivo de levar à professores e estudantes de licenciatura problematizações acerca de temas e questões contemporâneas associados à Educação Básica. 

Coordenação: Viviane Castro Camozzato (Uergs), Patrícia Ignácio (FURG), Suzane Gonçalves (FURG) e Mariangela Momo (UFRN)

 

Mesa Temática no Fórum das Licenciaturas 2021 - “Artes, Diversidade, Educação e suas Interlocuções”

Mesa com o objetivo de abordar e discutir as interlocuções das artes, diversidade e educação nos cursos de licenciatura da Uergs.

Coordenação: Pró-Reitoria de Ensino da Uergs

 

Semana da Consciência Negra

Com a primeira edição realizada em novembro de 2016, a Semana da Consciência Negra

busca fomentar a discussão da importância da Consciência Negra

Coordenação: Carla Garcia Bottega

Conteúdos relacionados

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul