Capes anula a Portaria que mudava as regras do Pibid

Logotipo: Pibid escrito em letras minúsculas e em azul ao centro, abaixo e em vermelho Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e bordas amarelas no canto superior esquerdo e inferior direito.
Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) a Portaria nº 84, revogando a Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016, que aprovava um novo regulamento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e que mobilizou universidades de todo o país, o Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid) e bolsistas pela sua anulação.

O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Por meio do Programa, estudantes dos cinco cursos de licenciatura da Uergs realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.

A coordenadora institucional do Pibid na Uergs e coordenadora do Forpibid no Rio Grande do Sul, Sandra Lemos, explica que com a revogação a Universidade mantém o projeto que está em andamento. “Nossa luta foi pela continuidade do formato que tínhamos do Programa, porque o novo destituía a concepção do Pibid como formação inicial docente e transformava-o em um programa que levava os licenciados para as escolas para fazerem ‘reforço escolar’”, disse.

Ainda de acordo com Sandra, além de manter o Pibid com os objetivos originais, o novo presidente da Capes, Abilio Neves, acenou com a possibilidade de estabelecer um diálogo para repensar o programa. “Isso é uma grande conquista”, comemora a professora.

>> Portaria 46/2016 Capes/MEC

>> Portaria 84/2016 Capes/MEC