Capes anula a Portaria que mudava as regras do Pibid
Publicação:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) a Portaria nº 84, revogando a Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016, que aprovava um novo regulamento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e que mobilizou universidades de todo o país, o Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid) e bolsistas pela sua anulação.
O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Por meio do Programa, estudantes dos cinco cursos de licenciatura da Uergs realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.
A coordenadora institucional do Pibid na Uergs e coordenadora do Forpibid no Rio Grande do Sul, Sandra Lemos, explica que com a revogação a Universidade mantém o projeto que está em andamento. “Nossa luta foi pela continuidade do formato que tínhamos do Programa, porque o novo destituía a concepção do Pibid como formação inicial docente e transformava-o em um programa que levava os licenciados para as escolas para fazerem ‘reforço escolar’”, disse.
Ainda de acordo com Sandra, além de manter o Pibid com os objetivos originais, o novo presidente da Capes, Abilio Neves, acenou com a possibilidade de estabelecer um diálogo para repensar o programa. “Isso é uma grande conquista”, comemora a professora.
Notícias relacionadas
>> Coordenadores de projetos do Pibid na Uergs discutem sobre Portaria do MEC
>> Uergs envia Nota de Repúdio ao ministro da Educação
>> Deputados querem revogar portaria do MEC que altera o Pibid
>> Coordenação do Pibid se mobiliza pela continuidade do Programa
>> Bolsistas do Pibid de São Luz Gonzaga se mobilizam pela permanência do Programa
>> Secretário da Educação Superior do MEC revoga decisão de cancelar as bolsas do Pibid