Uergs publica artigo sobre o papel da educação no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Foto colorida. Do lado esquerdo, em primeiro plano, mãos de uma criança montando uma torre de lego. Ao fundo, outros brinquedos desfocados.
No artigo, se entende as instituições de educação como fundamentais para o enfrentamento a esses crimes.

Fruto de um Projeto de Extensão desenvolvido na Uergs em Santana do Livramento, o artigo "Política educacional de enfrentamento à violência sexual: a experiência uruguaia e as possibilidades para avançar no Brasil” foi publicado na revista Diversidade e Educação da Universidade Federal de Rio Grande, no dia 15 de janeiro. A proposta do trabalho é debater as possibilidades de se criar instrumentos de prevenção e enfrentamento às violências sexuais sofridas por crianças e adolescentes.

A população uruguaia possui diversas iniciativas governamentais voltadas ao enfrentamento da   violência sexual e dos maus-tratos causados a crianças e adolescentes desde 2007. Partindo da reflexão sobre a experiência vivenciada pelo país vizinho, a professora Cassiane da Costa coordenou o curso de qualificação “A Educação no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” na modalidade Ensino a Distância (EAD), de julho a agosto de 2020. O curso de extensão contou com mais de 80 pessoas inscritas, reunindo docentes, estudantes e demais profissionais que atuam na rede pública de ensino básico.

As discussões debatidas no curso são utilizadas como embasamento para contribuir para a construção do artigo. Nele, se busca estudar alternativas que possam ser aplicadas em âmbito nacional, como a construção de parcerias entre organizações, promoção da participação de docentes na criação de políticas e a valorização de ações de prevenção à violência. Assim, defende a atuação das instituições de ensino como fundamentais no enfrentamento a esses crimes.

Deise Puente, professora da Educação Básica e uma das participantes do curso, entende que não é uma tarefa fácil lidar com casos de violência e encontrou no Projeto um auxílio para se preparar para essas situações. “Foi uma grata surpresa saber da oferta do curso, pois temos que estar atentas aos nossos alunos, e as crianças nem sempre verbalizam o que vivem ou sentem, mas suas atitudes são reveladoras”.

O Projeto contou com o apoio do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero e do Núcleo de Gênero Sementes da Pampa da Uergs.  Além de Cassiane, assinam o artigo Alejandra Notejane, Jussinara Narvaz, Bruna Pereira Ferreira e Eduarda Garcia Ferreira.

Você pode acessar a publicação neste link para saber mais sobre o projeto e as reflexões resultantes do trabalho.