Uergs publica artigo sobre o papel da educação no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
Publicação:

Fruto de um Projeto de Extensão desenvolvido na Uergs em Santana do Livramento, o artigo "Política educacional de enfrentamento à violência sexual: a experiência uruguaia e as possibilidades para avançar no Brasil” foi publicado na revista Diversidade e Educação da Universidade Federal de Rio Grande, no dia 15 de janeiro. A proposta do trabalho é debater as possibilidades de se criar instrumentos de prevenção e enfrentamento às violências sexuais sofridas por crianças e adolescentes.
A população uruguaia possui diversas iniciativas governamentais voltadas ao enfrentamento da violência sexual e dos maus-tratos causados a crianças e adolescentes desde 2007. Partindo da reflexão sobre a experiência vivenciada pelo país vizinho, a professora Cassiane da Costa coordenou o curso de qualificação “A Educação no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” na modalidade Ensino a Distância (EAD), de julho a agosto de 2020. O curso de extensão contou com mais de 80 pessoas inscritas, reunindo docentes, estudantes e demais profissionais que atuam na rede pública de ensino básico.
As discussões debatidas no curso são utilizadas como embasamento para contribuir para a construção do artigo. Nele, se busca estudar alternativas que possam ser aplicadas em âmbito nacional, como a construção de parcerias entre organizações, promoção da participação de docentes na criação de políticas e a valorização de ações de prevenção à violência. Assim, defende a atuação das instituições de ensino como fundamentais no enfrentamento a esses crimes.
Deise Puente, professora da Educação Básica e uma das participantes do curso, entende que não é uma tarefa fácil lidar com casos de violência e encontrou no Projeto um auxílio para se preparar para essas situações. “Foi uma grata surpresa saber da oferta do curso, pois temos que estar atentas aos nossos alunos, e as crianças nem sempre verbalizam o que vivem ou sentem, mas suas atitudes são reveladoras”.
O Projeto contou com o apoio do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero e do Núcleo de Gênero Sementes da Pampa da Uergs. Além de Cassiane, assinam o artigo Alejandra Notejane, Jussinara Narvaz, Bruna Pereira Ferreira e Eduarda Garcia Ferreira.
Você pode acessar a publicação neste link para saber mais sobre o projeto e as reflexões resultantes do trabalho.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs