Uergs presta solidariedade às pessoas atingidas pelos temporais no estado

A unidade em Encantado se juntou aos mutirões de atendimento.

Jefferson Botega Agencia RBS
Encantado, no Vale do Taquari, é uma das cidades mais afetadas. Foto: Jefferson Botega - Agência RBS

Atualizada em 11/09/23 às 19h17.

Unidades da Uergs em diferentes regiões do estado têm se mobilizado para apoiar a população afetada pelas enchentes ocasionadas pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na unidade em Encantado, na Região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas, a comunidade universitária está atuando no voluntariado.

De acordo com Claudia Tramontini, chefe da Unidade em Encantado, a comunidade universitária está trabalhando em mutirões de limpeza, na organização de doações e na distribuição de comida e água. Também estão mobilizados(as) para atender estudantes e funcionários da empresa que presta serviços terceirizados à unidade que foram atingidos pela enchente.

“A situação é terrível! Agradecemos todas as ações organizadas pelos colegas das unidades! Toda ajuda será bem-vinda”, afirma Cláudia.

Pontos de coleta de doações

As unidades em Alegrete e em Cachoeira do Sul são pontos de coleta para doações, que depois serão entregues pela Defesa Civil do município. Em Cruz Alta, a comunidade universitária está levando doações para pontos de arrecadação já disponíveis na cidade.

A Defesa Civil Estadual pede que as doações se concentrem em colchões e itens para limpeza dos locais afetados pela enchente.

Fabricação e distribuição de sabão

A Incubadora Tecno Social da Uergs em Cachoeira do Sul está desenvolvendo o projeto de extensão “Alquimia Vital: ação socioambiental para o recomeçar dos vales”. A ação consiste na fabricação e distribuição de sabão para a limpeza das áreas atingidas.

A população pode contribuir com o projeto doando óleo saturado e garrafas pet. Esses insumos poderão ser entregues até o dia 17 de setembro nas unidades da Uergs em Cachoeira do Sul, em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre; e no Centro da Juventude de Viamão.

O projeto é desenvolvido pela Incubadora Tecno Social da Uergs em parceria com o Programa de Oportunidades e Direitos (POD-RS) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.