Uergs presta solidariedade às pessoas atingidas pelos temporais no estado
A unidade em Encantado se juntou aos mutirões de atendimento.
Publicação:

Atualizada em 11/09/23 às 19h17.
Unidades da Uergs em diferentes regiões do estado têm se mobilizado para apoiar a população afetada pelas enchentes ocasionadas pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na unidade em Encantado, na Região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas, a comunidade universitária está atuando no voluntariado.
De acordo com Claudia Tramontini, chefe da Unidade em Encantado, a comunidade universitária está trabalhando em mutirões de limpeza, na organização de doações e na distribuição de comida e água. Também estão mobilizados(as) para atender estudantes e funcionários da empresa que presta serviços terceirizados à unidade que foram atingidos pela enchente.
“A situação é terrível! Agradecemos todas as ações organizadas pelos colegas das unidades! Toda ajuda será bem-vinda”, afirma Cláudia.
Pontos de coleta de doações
As unidades em Alegrete e em Cachoeira do Sul são pontos de coleta para doações, que depois serão entregues pela Defesa Civil do município. Em Cruz Alta, a comunidade universitária está levando doações para pontos de arrecadação já disponíveis na cidade.
A Defesa Civil Estadual pede que as doações se concentrem em colchões e itens para limpeza dos locais afetados pela enchente.
Fabricação e distribuição de sabão
A Incubadora Tecno Social da Uergs em Cachoeira do Sul está desenvolvendo o projeto de extensão “Alquimia Vital: ação socioambiental para o recomeçar dos vales”. A ação consiste na fabricação e distribuição de sabão para a limpeza das áreas atingidas.
A população pode contribuir com o projeto doando óleo saturado e garrafas pet. Esses insumos poderão ser entregues até o dia 17 de setembro nas unidades da Uergs em Cachoeira do Sul, em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre; e no Centro da Juventude de Viamão.
O projeto é desenvolvido pela Incubadora Tecno Social da Uergs em parceria com o Programa de Oportunidades e Direitos (POD-RS) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.