Uergs lança o Repositório Institucional de produções da sua comunidade universitária
Publicação:
A Uergs lançou nesta quarta-feira (14) o seu Repositório Institucional. O espaço virtual reúne livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso, entre outros frutos da produção científica e intelectual da comunidade universitária da Uergs. O Repositório é um dos produtos do Programa Uergs Digital, financiado com recursos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
No Repositório Institucional são armazenados, preservados, organizados e disseminados os resultados produzidos em pesquisas no âmbito da Uergs ou em outras instituições pelas pessoas que integram a comunidade universitária. “Além da visibilidade para a instituição e seus pesquisadores a nível nacional e internacional, proporciona o rápido acesso à informação gerada pelas pesquisas e a preservação da memória intelectual da Universidade”, afirma Carina Hentges, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs.
O conteúdo está organizado em comunidades (unidades universitárias e setores da Reitoria), subcomunidades (cursos de graduação, especializações e mestrados) e em coleções, de acordo com o tipos de documentos.
O acervo já conta com mais de 200 documentos catalogados. De acordo com Carina, a prioridade é a catalogação de materiais de final de curso elaborados por estudantes da Uergs e entregues nas secretarias das unidades universitárias, que contenham assinatura do Termo de Entrega de Trabalhos de Conclusão, aprovados e disponíveis para a comunidade. “Todos os documentos disponíveis no Repositório estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98) e sob a licença creative commons, que também é utilizada na Revista Científica da Uergs. Dessa maneira, a assinatura em termos de autorização tem suma importância”, salienta.
Os termos de entrega para assinatura dos documentos elaborados pelo quadro funcional estão em fase de elaboração.
Implantação e Gestão
A organização de um Repositório Institucional tem sido discutida há alguns anos na Uergs. Em 2019, foi criado um grupo multidisciplinar de trabalho para elaborar a Política do Repositório e do Comitê Gestor, ambas aprovadas no final daquele ano pelo Conselho Superior da Uergs (Consun). No segundo semestre de 2020, foi planejada a implementação do sistema, realizada pela empresa Solis.
O Repositório Institucional é vinculado à Coordenadoria de Bibliotecas da Uergs e gerenciado por um Comitê Gestor composto por representantes de diversos setores da Universidade. Esse Comitê tem competências normativas, consultivas e deliberativas. A catalogação e a gestão dos dados disponibilizados no Repositório é realizada por analistas do Sistema de Bibliotecas.
Publicação do Repositório
Para que um documento seja publicado no Repositório, é necessário encaminhá-lo à secretaria da respectiva unidade universitária a que estudantes e pessoas que trabalham na Uergs estão vinculadas. As unidades são as responsáveis por encaminhar os arquivos à Biblioteca Central ou a analistas da Biblioteca em sua região, para a catalogação no sistema Gnuteca e publicação no Repositório.
Quem atua na Reitoria deve encaminhar os arquivos à Biblioteca Central.
São publicados no Repositório arquivos de imagem, áudio e texto, em formato jpeg, mp4 e pdf, respectivamente.
Acesso
O acesso ao Repositório é aberto ao público em geral, mas com o login é possível assinar coleções e receber alertas, por e-mail, sobre os itens adicionados nessas coleções.
Integrantes da comunidade universitária da Uergs acessam usando o mesmo login dos outros portais administrados pela Solis. Pessoas de fora da comunidade podem se cadastrar usando e-mail e senha.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.