Uergs lança Mapa com as ações da Campanha “Uergs de Mãos Dadas com o RS”, de enfrentamento aos efeitos das enchentes de maio

Mapa das Ações da Campanha Uergs de Mãos Dadas com o RS.
Mapa reúne 120 ações registradas por funcionários(as) da Uergs.

A Uergs lançou recentemente mais um Mapa com ações da sua comunidade universitária para apoiar as vítimas das enchentes de maio deste ano. Ao todo, foram mais de 200 ações realizadas individualmente por funcionários(as) e por estudantes, ou articuladas com as unidades universitárias em diferentes regiões do estado.

Desde que o alto volume de chuvas começou a fazer vítimas e a desalojar pessoas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, a Uergs começou a se mobilizar para apoiar. As unidades universitárias realizaram diversas ações, desde a arrecadação e triagem de doações até a fabricação de sabão para a limpeza das residências, no retorno de quem conseguiu voltar para casa. Na Reitoria, foi montado um Comitê Estratégico para enfrentamento da situação de calamidade pública.

Dentre outras ações, o Comitê lançou a Campanha Uergs de Mãos Dadas com o RS, com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas da comunidade universitária e de engajar mais pessoas, divulgando o que estava sendo feito e como seria possível contribuir. Para isso, foi lançado um formulário que recebeu o registro de 120 ações inseridas por funcionários(as) tanto do quadro docente quanto do corpo técnico e de apoio administrativo.

De maio a agosto, essas iniciativas da Campanha Uergs de Mãos Dadas com o RS foram sendo divulgadas nas mídias sociais da Uergs. Agora, todas elas estão reunidas no Mapa elaborado pelo coordenador de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Franclin Wenceslau.

Confira o Mapa com as ações da Campanha Uergs de Mãos Dadas com o RS.

Em agosto, a Proex já havia lançado outro mapa, que reúne as informações sobre 85 ações de voluntariado protagonizadas por estudantes da Uergs

A pró-reitora de Extensão da Uergs, Betina Bitencourt, integrou o Comitê e coordenou a equipe responsável pela identificação de necessidades pontuais e pela elaboração de relatórios e documentos. Para a docente, a Uergs demonstrou sua força e compromisso com a comunidade, mesmo com as atividades acadêmicas suspensas, nesse que foi um dos períodos mais desafiadores da história recente do Rio Grande do Sul.

“Cada um de nós, dentro de suas possibilidades, atuou em diversas frentes, reafirmando o papel fundamental da Universidade na sociedade. Parabéns a todos que, de alguma forma, contribuíram e seguem atuando na reconstrução do Rio Grande do Sul. Sejam aqueles que registraram suas ações ou aqueles que prestaram auxílio de forma silenciosa, todos foram muito importantes. É com orgulho que celebramos nossa união e nosso impacto positivo como profissionais, mas, acima de tudo, como cidadãos”, declarou a pró-reitora.

Todos os dados sobre as ações foram organizados por meio do My Maps, um serviço do Google para a criação de mapas virtuais. Em cada ponto dos Mapas onde há o registro de uma iniciativa, é possível obter mais informações como um resumo do que foi realizado, quem esteve envolvido, fotos e links relacionados.

Por: Daiane de Carvalho Madruga