Uergs e demais IES públicas do estado promovem Painel para discutir a Agenda 2030

Evento destacou o compromisso das instituições de ensino superior com a implementação da Agenda 2030.

Grupo de pessoas sentadas em três fileiras em um auditório.
Painel da Regies ocorreu na UFRGS.

Universidades e institutos públicos do Rio Grande do Sul promoveram na quarta-feira (18) o Painel da Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (REGIES). O evento, realizado na UFRGS, teve como tema "As instituições de ensino superior e o comprometimento com a Agenda 2030 e seus objetivos para a sustentabilidade: do global ao local – desafios e possibilidades".

A Regies é uma parceria entre as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul que busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado, visando implementar imediatamente os 17 ODSs e suas 169 metas, a partir das atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão. Em sua primeira edição, o Painel da Rede teve como objetivo debater a importância da Regies e o papel das instituições de ensino superior para trabalhar a Agenda 2030 no seu território de abrangência.

Entre os painelistas estavam os professores Ricardo Abramovay, da Universidade de São Paulo (USP), e Luiz Nogueira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que reiteraram a importância da temática, justamente no momento em que o mundo voltava seus olhares para a COP-27, que aconteceu até o dia 18 de novembro, no Egito.

Além da Uergs, integram a Regies: o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Farroupilha (Iffar), as Universidades Federais de Pelotas (UFPel), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg), do Pampa (Unipampa) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Federais de Pelotas (UFPel), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg), do Pampa (Unipampa).

Com informações do IFFar e da UFCSPA.