Uergs é aprovada nas seleções do Pibid e do PRP e lança edital de seleção de bolsistas

Logotipo do Pibid à esquerda, nas cores azul marinho, amarelo e vermelho; logotipo do Residência Pedagógica à direita, nas cores azul e verde.
Lançado o Edital 01/2022 para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP).

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs (Proens) lançou, no dia 16, o Edital 01/2022 para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP). A Uergs foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início do mês de setembro, obtendo a 38ª posição para o Pibid e a 116ª para o PRP.

O edital prevê a concessão de 144 bolsas de iniciação à docência e 120 bolsas para residentes. O valor das bolsas é de R$ 400 mensais para bolsistas de ambos os programas, que têm como objetivo a atuação de estudantes de licenciatura nas escolas de Educação Básica.

As inscrições devem ser realizadas  até o dia 2 de outubro, por meio de formulários eletrônicos (Google Forms) ou do Anexo I do edital, disponíveis na página Edital Pibid e RP 2022.

Os cursos da Uergs contemplados com os programas Pibid e RP são: Pedagogia, nas unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, em Montenegro; e Letras, em Porto Alegre.

Todas as informações sobre os Programas, o processo seletivo e o edital estão disponíveis no site da Uergs, no Menu “Ensino – Pibid e Residência Pedagógica”.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail  coordenadoria-qualificacao@uergs.edu.br.

Sobre os Programas

O Pibid tem por finalidade proporcionar aos(às) discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores(as) em nível superior.

Já o PRP visa fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores(as) da educação básica nos cursos de licenciatura.

De forma geral, o Pibid e o PRP vêm contribuindo com o fortalecimento e a valorização das licenciaturas bem como da formação da(o)s professora(es) que atuam nas redes de ensino. Os programas também incentivam atividades contextualizadas nas escolas, com o apoio dos professores da educação básica, contribuindo para a formação inicial e o desenvolvimento profissional docente.