Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs divulga ações que realizará no Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades

Publicação:

Logo do Fórum Social Mundial, escrito em azul. Abaixo, desenho dos cinco continentes participantes e o texto "População idosa, pessoas com deficiência e diversidades".
O Evento será realizado entre os dias 25 e 29 de janeiro, de forma remota.

Iniciam no dia 25 de janeiro, segunda-feira, as atividades da edição de 2021 do “Fórum Social Mundial - População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades”. Este ano, mais uma vez, a Uergs integra a organização do evento e promoverá atividades de Extensão durante a programação. Ao longo de cinco dias serão promovidos mais de 40 encontros, incluindo oficinas, seminários, palestras e diversas outras atividades relacionadas à temática do Fórum. Em decorrência da pandemia, o evento será realizado totalmente online. A inscrição é gratuita.  

A Uergs promoverá oficinas, apresentações culturais, talk show, roda de conversa, palestra e painel, abordando diversos temas de interesse do público do evento. 

A abertura do Fórum ocorrerá às 11h do dia 25, com uma cerimônia inter-religiosa e uma palestra de Alexandre Kalache, médico epidemiologista e gerontólogo, referência na área do envelhecimento. Nos dias seguintes, a programação segue com atividades que tratarão de temas como educação financeira, inclusão digital para idosos, arte, envelhecimento saudável e muitos outros encontros relacionados às discussões do Fórum. No dia 29, data que encerra o evento, será formulada a Carta de Encerramento, elaborada juntamente com os participantes.

No Brasil, são 49,8 milhões de pessoas com deficiência, como aponta a coordenação do evento. Essa população, que em si possui uma diversidade de gênero, etnias e orientação sexual, comumente não têm seus direitos respeitados. E, quando se fala de envelhecimento, a questão se torna ainda mais emergente. É por essa razão, aponta a carta de apresentação do Evento, que debater as vivências dessas pessoas se torna necessário para pensar suas singularidades para o desenvolvimento de uma sociedade para todas as idades.

Para conferir a agenda completa do evento e se inscrever nas atividades, acesse o portal oficial do Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades.

 

Confira a programação das atividades da Uergs:

26 de janeiro, terça-feira

14h - Oficina - Agrotóxicos - Um Problema de Saúde Pública;

15h - Oficina - Alimento vivo? Indicação e cuidados na produção da Kombucha;

17h - Roda de conversa - Vamos falar de preconceito?;

 

27 de janeiro, quarta-feira

9h -  Oficina - Praticando os conteúdos atitudinais;

10h30 - Apresentação cultural - "A Arte de Ler e Ouvir: uma viagem literária e musical ao longo do tempo";

15h - Palestra - Dinos gaúchos: os avós de todos os dinossauros;

16h30 - Talk show - Representações artísticas de um ser que não é!;

18h - Roda de conversa - Depressão na 3° idade. Uma conversa séria, mas com uma visão de esperança!;

19h30 - Apresentação cultural - Dog Day - Leitura Cênica;

 

28 de janeiro, quinta-feira

14h - Roda de conversa - Vamos falar de preconceito?

18h - Palestra - Direito das pessoas com deficiência: uma luta por dignidade

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul