Diante da pandemia do Coronavírus, emenda da Bancada Gaúcha que seria destinada à Uergs será cedida para a área da Saúde
Publicação:
Atualizada em 08/04/20 - 17h05
Em razão da pandemia do Coronavírus e da necessidade de concentrar investimentos no combate ao surto, os R$ 4,6 milhões da emenda da Bancada Gaúcha no Congresso que havia sido destinada à Uergs, em outubro do ano passado, serão cedidos para a área da Saúde. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, foi comunicado da decisão pelo senador Paulo Paim, em conversa por telefone, recentemente.
“Evidentemente nós entendemos a situação e não nos omitiríamos, neste momento delicado, de sermos solidários com a saúde do estado”, disse o reitor. Porém, Beroldt ressalta que parte desses recursos poderia ser destinada às pesquisas que buscam soluções para o enfrentamento da pandemia.
Durante a conversa com o senador, o reitor da Uergs falou sobre a atuação da Universidade em diferentes frentes de prevenção à Covid-19, por meio da inserção em iniciativas coordenadas pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Uergs integra o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19, organizado pela Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT).
“Informei ao senador sobre as iniciativas que o secretário Lamb [SICT] vem operando junto às universidades e aos parques tecnológicos, sugerindo que parte dos recursos poderiam ser destinados para atender as demandas das pesquisas que pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa vêm realizando neste momento, como o desenvolvimento de modelagens para a testagem do vírus, produção de respiradores e equipamentos de proteção individual”, relata Beroldt.
Os R$ 4,6 milhões seriam investidos na construção da sede própria da Unidade da Uergs em Cruz Alta, de acordo com o Plano de Investimentos da Universidade, que segue critérios apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. A Unidade já possui o terreno e os projetos executivos e de engenharia para a realização da obra.
O reitor acredita que a bancada gaúcha será sensível e, neste ano, renovará a indicação de uma emenda para a Uergs.