Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs busca aprovação para realização de concurso para docente e nomeação de profissionais de Libras

Publicação:

Reunião com Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) ocorreu de forma remota.
Reunião com Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) ocorreu de forma remota.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, esteve reunido com integrantes do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) na manhã desta quarta-feira (18/09) para tratar de dois processos administrativos. Um dos processos é referente à solicitação de autorização para realização de concurso público para 75 vagas de docentes. O outro solicita a nomeação de docentes e de analistas da área de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) que já realizaram concurso público.

Demanda por 75 docentes

A Uergs realizou um estudo em que foi constatada a demanda por 75 docentes para atuação em componentes curriculares obrigatórios nos cursos de graduação ofertados pela Universidade. Essa carência também afeta a oferta de cursos de pós-graduação e impacta negativamente na execução de atividades de pesquisa e extensão universitária. 

Em dezembro do ano passado, a Uergs abriu o processo administrativo com a solicitação de autorização para a realização do concurso público e agora busca a chancela do Governo para que possa lançar o Edital.

 

Profissionais de Libras

Em 2018, a Uergs publicou dois editais de concurso público: um com uma vaga para professor(a) auxiliar em concurso para o Magistério Superior de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); e outro para analista: tradutor e intérprete de Libras. Em 2021, houve a nomeação da candidata aprovada no concurso para docente. Em razão da grande demanda por profissionais dessa área, a Universidade busca a autorização para a nomeação de mais pessoas aprovadas nos certames de 2018. 

O prazo de validade dos concursos para a área de Libras foi suspenso duas vezes, quando foram decretados os estados de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19 e das enchentes de maio deste ano. Agora, o concurso para docente permanece válido até novembro de 2024 e o para analista até abril de 2025, e o reitor busca as nomeações antes do encerramento desses prazos. 

 

Reunião com o GAE

O GAE integra a Estrutura do Tesouro do Estado, e está vinculado ao Gabinete do Governador, com a função de estabelecer as diretrizes de Governo no que concerne à Política de Pessoal do Poder Executivo. 

Na reunião com Bruno Mallmann e Cláudio Kuhn, integrantes do Grupo, o reitor e o diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Hengles, ratificaram a necessidade de aprovação tanto da realização do concurso com 75 vagas docentes, quanto a urgência da nomeação de profissionais da área de Libras, com atenção aos prazos de vencimento dos certames já em andamento. O GAE se comprometeu em analisar os processos e dar um retorno à Uergs em breve. 

Por: Daiane de Carvalho Madruga.

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul