Uergs assina Protocolo de Cooperação com mais uma universidade de Portugal

Ecocampus da Universidade de Trás-Os-Montes (Utad), em Vila Real, Portugal.
Ecocampus da Universidade de Trás-Os-Montes (Utad), em Vila Real, Portugal. - Foto: UTAD

A Uergs assinou recentemente um Protocolo de Cooperação com a Universidade de Trás-Os-Montes (Utad), de Portugal. O principal objetivo é estabelecer bases para a cooperação na promoção de ensino, pesquisas e atividades de interesse mútuo. Já estão sendo desenvolvidas duas pesquisas envolvendo docentes das duas universidades.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Protocolo envolvem professores(as) da Uergs que atuam no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS). Os estudos também contam com a participação de pesquisadores(as) da UFRGS, da PUCRS e da Le Mans Université, da França. Uma das pesquisas trata do monitoramento de gases de efeito estufa nos campos e florestas. A outra é sobre populações e comunidades do Rio Douro.

A cooperação prevê diversas ações em todas as áreas de interesse mútuo e inclui a mobilidade de pesquisadores(as) e de estudantes de ambas as universidades. Este é o segundo protocolo firmado este ano com uma universidade portuguesa. Em julho, foi realizada a assinatura da cooperação com a Universidade de Aveiro. O professor Rodrigo Koch, da Uergs Hortênsias, é o responsável pelos dois protocolos.

O Protocolo mais recente foi assinado pelo reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e pelo reitor da Utad, Emidio Gomes. A cooperação tem vigência de cinco anos, que poderão ser renovados.