Tem início a 9ª edição do maior evento acadêmico da Uergs

Na cerimônia de abertura, os hinos foram executados por uma estudante e um professor.

O 9º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs começou nesta quarta-feira (26), com cerca de 1,2 mil participantes da Uergs e de outras universidades, em Porto Alegre. A cerimônia de abertura oficial ocorreu no início da noite, no Centro Humanístico Vida, com a presença da comunidade universitária e de autoridades da Universidade e de instituições parceiras.

A cada ano, o Siepex ocorre em uma das 24 Unidades da Uergs, com uma temática que norteia os debates que ocorrem durante os três dias. O mote do 9º Siepex são as “Novas tendências de educação, economia criativa e sustentabilidade”. O tema se reflete nos kits entregues aos participantes, que foram compostos com canetas de bambu com plástico reciclável, blocos com miolo reciclado e bolsas feitas com reutilização de banners. Além disso, a malha das camisetas da equipe organizadora é proveniente do reaproveitamento de garrafas PET.

A cerimônia de abertura contou com uma intervenção intitulada “Balbúrdia – Na Ordem do Acaso”, criada e executada pelos estudantes de Licenciatura em Dança da Uergs em Montenegro, Ally Gomes, Natalia Martins, Karina Rolim, Débora Duarte, Giu Rocha e Maria Rocha, sob a direção da professora Juliana Vicari.

Os hinos Nacional e do Rio Grande do Sul foram executados no acordeão pelo professor Júlio Pereira, do curso de Licenciatura em Música da Unidade da Uergs em Montenegro, e no vocal pela aluna Lindseiara Peres, do curso de Licenciatura em Letras da Unidade em Porto Alegre.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, agradeceu a equipe que atuou na organização do evento, especialmente à diretora do Campus Regional I da Uergs, Adriana Abreu, que mobilizou a Unidade em Porto Alegre para receber o 9º Siepex.

Beroldt também recordou que esteve presente no 1º Siepex da Uergs, realizado em 2011 na Unidade em Santa Cruz do Sul. “Em 2011, pela primeira vez eu me sentia num espaço universitário, porque no 1º Siepex tínhamos um espaço cheio de alunos, de professores e de funcionários [técnicos e de apoio administrativo]”, conta.

“Esse lugar nos completa, nos faz sentir realizados como professores e como pesquisadores, porque este é o foco e o lugar da Universidade, um lugar de produção de novos conhecimentos”, pontuou o reitor.

Beroldt finalizou seu discurso falando sobre o papel da Uergs e fazendo um apelo à comunidade universitária:

“Não esqueçam jamais, especialmente em tempos difíceis, que ser Universidade e ser acadêmico é quase uma ‘prova de fogo’, porque passamos o tempo todo sendo contestados por determinados setores da sociedade. Não esqueçam que somos uma Universidade que tem apenas 18 anos, mas nós fazemos parte de uma família de instituições chamada ‘universidades’ que tem quase mil anos. Nós somos herdeiros de uma tradição de quase mil anos. Sobrevivemos à ditaduras, ao racismo e ao fascismo. Nós sobrevivemos aos autoritarismos e iremos resistir de pé a todos os ataques à Universidade e às instituições de Ensino Superior”, finalizou.

Também ocorreram pronunciamentos da estudante do curso de Letras da Uergs, Lindseiara Peres, representando os discentes da Universidade; do professor Luciano Andreatta, representando os funcionários do corpo docente; do coordenador geral do 9º Siepex, Franclin Wenceslau; da professora Adriana Abreu, vice-coordenadora do Siepex e diretora Regional do Campus I; e do deputado estadual Capitão Macedo.Além desses, formaram a mesa de abertura do evento a vice-reitora, Sandra Lemos, e os pró-reitores de Extensão, Erli Schneider Costa; de Ensino, Rochele Santaiana; de Pesquisa e Pós-graduação, Rafael Haag; e de Administração, Gabriel Cunha.

Participaram da cerimônia o coordenador de parcerias da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, André Machado, representando o prefeito Nelson Marchesan Júnior; o coordenador de Promoção de Desenvolvimento Social do Vida Centro Humanístico, Marçueli Castro; a diretora do Colégio Maria Auxiliadora, Janete Colling, a integrante do Programa das Escolas Associadas da Unesco, Sueli da Silva; o diretor de Ensino da Fundação Maçônica Educacional, Francisco Antônio Valle; a diretora administrativo-financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Patrícia Camargo; o diretor Científico da Fapergs, Gervasio Degrazia; e representantes do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini; e do deputado federal Nereu Crispim.

Apoiam a realização do evento a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social; a Fundação Maçônica Educacional; a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; o Colégio Maria Auxiliadora, da Rede de Ensino Notre Dame; e a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica.

Programação

Junto ao Siepex ocorre a 4ª Jornada de Pós-Graduação da Uergs. Ao todo, serão apresentados mais de 400 trabalhos produzidos nas 24 unidades universitárias da Uergs e em outras instituições de Ensino Superior do estado, em cursos de graduação e de pós-graduação.

A programação também conta com atividades culturais, minicursos e visitas técnicas em locais como o Palácio Piratini, Museu da PUC e Parque Estadual Itapuã, entre outros. Na quinta-feira, após a palestra do secretário da SICT Luís Lamb sobre “Inovação, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do Estado”, ocorrerá o Sarau Elétrico, tradicional evento literário de Porto Alegre, com Katia Suman, Luís Augusto Fischer e Diego Grando.

No encerramento, na sexta-feira (28), após a premiação dos trabalhos, ocorrerá uma apresentação do músico Renato Borghetti com alunos do projeto “Ações que Mudam o Mundo – Fábrica de Gaiteiros”.

As atividades ocorrem em dois locais: na Unidade da Uergs, no Bairro Agronomia, e no Vida Centro Humanístico, no Bairro Sarandi.