Seminário institucional do Pibid promove troca de experiências sobre iniciação à docência

Público presente no Seminário e, ao fundo, mesa com os painelistas.
Seminário reuniu mais de 200 bolsistas do Programa. - Foto: Nathan Camilo

A Unidade da Uergs em São Francisco de Paula sediou o 5º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que ocorreu de 1º a 3 de setembro. Com o tema “Compartilhar: experiências, docência, pesquisa, arte e ambiente” o evento reuniu mais de 200 bolsistas que atuam nos sub-projetos do Pibid nas Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Osório, São Francisco de Paula e Montenegro.

Por meio do Pibid, alunos dos cursos de licenciatura da Universidade realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid Uergs, Sandra Lemos, o Seminário propôs a reflexão sobre as implicações diretas do Pibid na área pedagógica e na pesquisa em Educação. “Sabendo da importância do PIBID na formação inicial e continuada de professores das escolas públicas e para os professores das instituições de ensino superior parceiras do programa, nosso objetivo maior foi divulgar as experiências vivenciadas, por entender que elas são responsáveis por abrirem oportunidades de estudos, pesquisa e extensão”, disse.

Durante os três dias, além da integração entre os bolsistas, houve espaços para compartilhamento de experiências e para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido de forma articulada entre a Uergs e as escolas de Educação Básica.

“O evento permitiu uma divulgação maior daquilo que se vem constatando com o programa, ou seja, pensar sobre a construção de identidades docentes, desconstruindo pensamentos de que só se aprende a ser professor com os ‘grandes teóricos’ ou que a formação docente é exclusividade da academia. Este seminário permitiu, sem dúvida, ampliar tal espaço de discussões acerca das práticas e experiências vivenciadas, em outras palavras, ‘compartilhamos’ muitos e muitos aprendizados”, destacou Sandra.

De acordo com a reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, o Pibid é uma das melhores iniciativas para atacar os problemas da educação, e uma ação fundamental para uma educação efetiva, pois envolve a Universidade e a formação inicial e continuada, dialogando com a sociedade. “Exemplo disso é a realização deste Seminário em que houve a participação de todos os cursos e Unidades em que há o Pibid, das supervisoras das escolas onde o Programa é desenvolvido, que são professores da rede pública, além de representantes do Forpibid e da coordenação do Programa na Uergs”, disse.

“O evento foi impecável em tudo graças ao envolvimento de todos e todas e ao apoio de toda a comunidade da Uergs em São Francisco de Paula, envolvendo todos os cursos. Foi um momento rico de diversidade”, destacou a reitora, que anunciou que a próxima edição do Seminário Institucional do Pibid Uergs ocorrerá na Unidade em Alegrete.

Programação

Nesta edição do Seminário foram 85 apresentações orais de trabalhos, além das realizadas no Sarau Cultural, no sábado pela manhã, onde os bolsistas apresentaram poemas, esquetes de teatro e intervenções de música e dança, entre outras expressões. “Este foi um dos momentos mais especiais do evento, pois foi marcado por muita emoção, aprendizagem, beleza, repleto de muitos significados”, avalia Sandra.

A abertura do evento, realizada na noite do dia 1º, contou com as presenças da reitora da Uergs, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, da secretária de Educação de São Francisco de Paula, Ivone Marques Palma, e da coordenadora da área do Pibid de São Francisco de Paula, Sita Mara Sant’Anna, além da coordenadora Sandra Lemos.

A programação também incluiu oficinas e paineis sobre as políticas educacionais atuais de formação inicial docente e sobre os desafios contemporâneos da formação docente. Dentre os painelistas, estavam a presidente nacional do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), Alessandra de Assis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a coordenadora regional do Forpibid, Cristiane Hauschild, da Unidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates).

Pibid Uergs

O Pibid é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Atualmente, são 269 bolsistas, entre estudantes dos cursos de Licenciatura (219), supervisores (32), coordenadores de área (16), além das coordenações de gestão e institucional.

Participam como bolsistas de iniciação à docência os estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música, Pedagogia e Teatro.

Desde o início do ano, o Forpibid vem lutando pela permanência do Pibid, que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC. De acordo com Sandra, há um Projeto de Lei tramitando no Congresso, de autoria do deputado federal Chico Lops (PCdoB/CE), que visa preservar o Programa. “O Pibid sofreu cortes nos últimos meses e está sendo exposto a incertezas quanto aos recursos para manutenção de suas bolsas e atividades. Institucionalizado como uma ação da Capes, a partir da proposta do PL 5180/2016, o Pibid passaria a ter mais garantias e maior lastro para suas ações, ao ser transformado em política de Estado”, esclarece.