Secretário da Educação Superior do MEC revoga decisão de cancelar as bolsas do Pibid
Publicação:
O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Por meio do Pibid, alunos dos cinco cursos de licenciatura da Uergs realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.
Em fevereiro deste ano, a Capes enviou aos coordenadores institucionais de todas as universidades brasileiras que possuem o Programa um ofício que informa sobre o cancelamento das bolsas. “[o ofício} representaria o fim do Pibid em pouco tempo, pois provocaria efeito cascata. Cancelados os bolsistas de iniciação à docência ficaríamos com números reduzidos em cada projeto, consequentemente, teríamos que cancelar a bolsa dos supervisores e coordenadores de áreas, por fim o subprojeto como todo.”, explica Sandra.
Em resposta ao ofício, o Fórum Nacional do Pibid (Forpibid) escreveu uma carta de repúdio dirigida à Capes, onde consideram que a decisão do órgão federal desrespeita o regulamento do Programa. “Em primeiro lugar, retira o incentivo à formação e provoca evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura, sob o risco de fechamento desses cursos em instituições particulares e públicas de ensino superior. Depois, compromete a qualidade da formação quando desarticula a rede escola-universidade, interrompendo o modelo de formação comprometido com a superação dos problemas do ensino-aprendizagem”, diz o documento.
Durante a Audiência Pública, os membros do Forpibid entregaram ao secretário da Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, ofícios e cartas de apoio à permanência do Programa. Em resposta, o secretário revogou a decisão de cancelar as bolsas.
“Em todo o Brasil foram conseguidas mais de 100 mil assinaturas e mais de 1,5 mil cartas de apoio ao Programa, que foram entregues ao Ministro da Educação. Toda a movimentação mostrou o quanto a força de um coletivo que busca um mesmo objetivo consegue reverter situações adversas”, comemora a coordenadora do Pibid na Uergs.
Mobilizações na Uergs e em todo o país
Unidades da Uergs que desenvolvem sub-projetos do Pibid protestaram em prol da permanência do Programa, se unindo à iniciativa de coordenadores institucionais e estudantes de todo o Brasil que também promoveram ações divulgando a situação do Programa e solicitando apoio.
Em Porto Alegre, os bolsistas saíram às ruas junto com a Ufrgs. No interior do Estado, além das passeatas e atos nas escolas que participam do Pibid, as mobilizações incluíram a divulgação de artigos nos meios de comunicação locais.
“Sabemos que há muito ainda que fazer pelo Pibid e pela formação docente em nosso país, por isso solicito a todos os pibidianos para que continuemos na luta por uma maior valorização do magistério que, sem dúvida, irá incidir na qualidade da educação em nosso país”, diz Sandra.
Notícias Relacionadas
>> Bolsistas do Pibid de São Luz Gonzaga se mobilizam pela permanência do Programa
>> Artigo escrito por bolsista de São Luiz Gonzaga