Revista Eletrônica Científica da Uergs obtém duas indexações em bases internacionais
A nova edição da RevUergs foi publicada em 30 de abril
Publicação:

A Revista Eletrônica Científica da Uergs (RevUergs) foi recentemente indexada às bases internacionais Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB), o que significa que o periódico atingiu altos níveis de qualidade de seus serviços e de serviços de publicação para autores e usuários. Além dessa conquista, foi lançada uma nova edição da Revista, em 30 de abril.
Para alcançar esses resultados, foram necessárias algumas adaptações e mudanças no site da Revista e na versão final dos artigos. A editora-chefe, Biane de Castro, professora da Uergs, destaca como principais alterações a inclusão dos sobrenomes dos autores no rodapé de cada artigo, indicando que são os detentores dos direitos autorais, bem como a edição das frases em relação à licença Creative Commons e aos direitos de autor no site.
O DOAJ, criado em 2003, indexa revistas eletrônicas científicas de acesso aberto, avaliadas por seus pares, abrangendo diversos países e áreas do conhecimento. Esse Diretório segue as diretrizes de boas práticas do Comitê de Ética em Publicações (Cope), que orienta editores sobre aspectos éticos na pesquisa e em publicações, buscando definir melhores práticas a respeito do assunto. Desde 2020, a RevUergs adere às diretrizes do Cope.
O REDIB é uma plataforma que reúne conteúdos (revistas, livros e audiovisuais) científicos e acadêmicos de qualidade publicados em países ibero-americanos. Para participar da plataforma, o periódico precisa estar adequado aos critérios de qualidade agrupados nas seguintes áreas: política editorial, gestão editorial, apresentação da revista e apresentação dos conteúdos.
A RevUergs, que completa sete anos em 2022, tem nova regulamentação pela Resolução Conepe 027/2021, de 16 de dezembro de 2021. Também foi atualizado o manual “Orientações aos editores da Revista Eletrônica Científica da Uergs”, disponível na página da Revista.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.