Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Revista Eletrônica Científica da Uergs obtém duas indexações em bases internacionais

A nova edição da RevUergs foi publicada em 30 de abril

Publicação:

Novo logo remete ao conceito de educação como algo fluído, em constante movimento.
A RevUergs foi indexada às bases internacionais DOAJ e REDIB, e também lançou uma nova edição em abril.

A Revista Eletrônica Científica da Uergs (RevUergs) foi recentemente indexada às bases internacionais Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB), o que significa que o periódico atingiu altos níveis de qualidade de seus serviços e de serviços de publicação para autores e usuários. Além dessa conquista, foi lançada uma nova edição da Revista, em 30 de abril.

Para alcançar esses resultados, foram necessárias algumas adaptações e mudanças no site da Revista e na versão final dos artigos. A editora-chefe, Biane de Castro, professora da Uergs, destaca como principais alterações a inclusão dos sobrenomes dos autores no rodapé de cada artigo, indicando que são os detentores dos direitos autorais, bem como a edição das frases em relação à licença Creative Commons e aos direitos de autor no site.

O DOAJ, criado em 2003, indexa revistas eletrônicas científicas de acesso aberto, avaliadas por seus pares, abrangendo diversos países e áreas do conhecimento. Esse Diretório segue as diretrizes de boas práticas do Comitê de Ética em Publicações (Cope), que orienta editores sobre aspectos éticos na pesquisa e em publicações, buscando definir melhores práticas a respeito do assunto. Desde 2020, a RevUergs adere às diretrizes do Cope.

O REDIB  é  uma  plataforma  que  reúne  conteúdos  (revistas,  livros  e  audiovisuais)  científicos  e  acadêmicos  de qualidade publicados em países ibero-americanos. Para participar da plataforma, o periódico precisa estar adequado aos critérios de qualidade agrupados nas seguintes áreas: política editorial, gestão editorial, apresentação da revista e apresentação dos conteúdos.

A RevUergs, que completa sete anos em 2022, tem nova regulamentação pela Resolução Conepe 027/2021, de 16 de dezembro de 2021. Também foi atualizado o manual “Orientações aos editores da Revista Eletrônica Científica da Uergs”, disponível na página da Revista.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul