Professora Thaís Janaina Wenczenovicz é finalista do Prêmio Educação RS 2021

Foto colorida de Thaís Janaina Wenczenovicz. Mulher branca, de cabelos longos loiros, usa blusa laranja com decote em V.
Thaís Janaina Wenczenovicz é docente da Uergs em Erechim.

A professora Thaís Janaina Wenczenovicz, da Uergs em Erechim, está entre os finalistas na disputa pelo Prêmio Educação RS 2021, concedido pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Thaís concorre na categoria Profissional. Professores vinculados ao Sinpro poderão votar até o dia 9 de outubro.

O Prêmio Educação é concedido pelo Sinpro desde 1998 e tem o objetivo de estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. O Prêmio abrange a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação.

Em 2021, o evento está em sua 24ª edição. A premiação é dividida em três categorias: Profissionais da educação (professores, psicólogos, supervisores, orientadores, pedagogos e outros); Projetos educacionais; Instituições ligadas à educação.

A indicação de Thaís se deu em função de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas nas duas últimas décadas. A doutora em História  atua em cursos de graduação e de pós-graduação da Uergs e de outras instituições de Ensino Superior.

“[a indicação] representa alegria e esperança para prosseguir, já que ser professor é ir além do ato de ensinar. E, num país em que a educação por vezes não tem o valor merecido, torna-se ainda mais complexo o exercício da atribuição e função”, disse Thaís sobre a indicação ao Prêmio.

Currículo

Thaís Janaina Wenczenovicz é docente adjunta e pesquisador sênior da Uergs. Também atua como professora titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), como professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/Universidade Federal da Fronteira Sul e é líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD da Unoesc.

Desde 2014, é avaliadora do Inep - BNI Enade/MEC. A docente também integra o Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (Gamag), da Unesco; a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul; o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul).; é sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Entre edições e organizações, publicou  45 Livros nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, além de 86 Capítulos de Livros publicados em idiomas espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais nos idiomas: alemão, espanhol, inglês, polonês e português.

Conheça a íntegra do currículo lattes da professora Thaís Janaina Wenczenovicz.