Professora Thaís Janaina Wenczenovicz é finalista do Prêmio Educação RS 2021
Publicação:

A professora Thaís Janaina Wenczenovicz, da Uergs em Erechim, está entre os finalistas na disputa pelo Prêmio Educação RS 2021, concedido pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Thaís concorre na categoria Profissional. Professores vinculados ao Sinpro poderão votar até o dia 9 de outubro.
O Prêmio Educação é concedido pelo Sinpro desde 1998 e tem o objetivo de estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. O Prêmio abrange a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação.
Em 2021, o evento está em sua 24ª edição. A premiação é dividida em três categorias: Profissionais da educação (professores, psicólogos, supervisores, orientadores, pedagogos e outros); Projetos educacionais; Instituições ligadas à educação.
A indicação de Thaís se deu em função de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas nas duas últimas décadas. A doutora em História atua em cursos de graduação e de pós-graduação da Uergs e de outras instituições de Ensino Superior.
“[a indicação] representa alegria e esperança para prosseguir, já que ser professor é ir além do ato de ensinar. E, num país em que a educação por vezes não tem o valor merecido, torna-se ainda mais complexo o exercício da atribuição e função”, disse Thaís sobre a indicação ao Prêmio.
Currículo
Thaís Janaina Wenczenovicz é docente adjunta e pesquisador sênior da Uergs. Também atua como professora titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), como professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/Universidade Federal da Fronteira Sul e é líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD da Unoesc.
Desde 2014, é avaliadora do Inep - BNI Enade/MEC. A docente também integra o Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (Gamag), da Unesco; a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul; o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul).; é sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Entre edições e organizações, publicou 45 Livros nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, além de 86 Capítulos de Livros publicados em idiomas espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais nos idiomas: alemão, espanhol, inglês, polonês e português.
Conheça a íntegra do currículo lattes da professora Thaís Janaina Wenczenovicz.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs