Professor da Uergs apresenta pesquisa sobre a mobilidade da população durante a pandemia da Covid-19
Publicação:

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Rafael Haag, está realizando uma pesquisa sobre a mobilidade da população durante o período em que é recomendado o isolamento social como medida de prevenção à Covid-19. Estão sendo utilizados dados fornecidos pelo Google para desenvolver gráficos que demonstram o tempo médio de deslocamento, freqüência e permanência da população em residências, meios de transporte, locais de trabalho, áreas de lazer e comércio. A pesquisa compara informações do período em que o país entrou em quarentena com o período anterior, entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro.
“Estas informações são de extrema importância, pois possibilitam identificar os hábitos de mobilidade populacional durante o período de quarentena e auxiliar nas tomadas de decisões por parte dos gestores públicos”, diz o pesquisador.
Haag emprega informações disponibilizadas gratuitamente pela plataforma Google Mobility. Os gráficos que resultam da pesquisa são atualizados frequentemente e, nesta semana, o pesquisador apresentou os resultados da análise da mobilidade da população do Rio Grande do Sul comparada com a de outros estados brasileiros e com a das cidades de Nova York, nos Estados Unidos, e de Buenos Aires, na Argentina.
“Nova iorquinos e os porteños estão respeitando mais a quarentena que os gaúchos. Até agora o dia de menor mobilidade no RS foi no dia 10 de abril, sexta-feira Santa!”, comenta Haag.
Na comparação com outros estados brasileiros, o Rio Grande do Sul aparece como um dos que mais respeita as recomendações sobre o isolamento. O tempo de permanência dos gaúchos em casa foi de 18% no período entre 1º e 11 de abril. Também está nesta faixa a população do Rio Grande do Norte.
A pesquisa também mostra que a permanência dos gaúchos em locais de trabalho caiu 31% e a visitação a parques públicos, como praias, diminuiu em 68%. Santa Catarina foi o estado que registrou menor presença em parques e praias, com diminuição de 80%.
Os gráficos gerados durante a pesquisa e a análise estão disponíveis aos gestores públicos e à população no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Texto: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.