Professor da Uergs apresenta pesquisa sobre a mobilidade da população durante a pandemia da Covid-19
Publicação:

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Rafael Haag, está realizando uma pesquisa sobre a mobilidade da população durante o período em que é recomendado o isolamento social como medida de prevenção à Covid-19. Estão sendo utilizados dados fornecidos pelo Google para desenvolver gráficos que demonstram o tempo médio de deslocamento, freqüência e permanência da população em residências, meios de transporte, locais de trabalho, áreas de lazer e comércio. A pesquisa compara informações do período em que o país entrou em quarentena com o período anterior, entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro.
“Estas informações são de extrema importância, pois possibilitam identificar os hábitos de mobilidade populacional durante o período de quarentena e auxiliar nas tomadas de decisões por parte dos gestores públicos”, diz o pesquisador.
Haag emprega informações disponibilizadas gratuitamente pela plataforma Google Mobility. Os gráficos que resultam da pesquisa são atualizados frequentemente e, nesta semana, o pesquisador apresentou os resultados da análise da mobilidade da população do Rio Grande do Sul comparada com a de outros estados brasileiros e com a das cidades de Nova York, nos Estados Unidos, e de Buenos Aires, na Argentina.
“Nova iorquinos e os porteños estão respeitando mais a quarentena que os gaúchos. Até agora o dia de menor mobilidade no RS foi no dia 10 de abril, sexta-feira Santa!”, comenta Haag.
Na comparação com outros estados brasileiros, o Rio Grande do Sul aparece como um dos que mais respeita as recomendações sobre o isolamento. O tempo de permanência dos gaúchos em casa foi de 18% no período entre 1º e 11 de abril. Também está nesta faixa a população do Rio Grande do Norte.
A pesquisa também mostra que a permanência dos gaúchos em locais de trabalho caiu 31% e a visitação a parques públicos, como praias, diminuiu em 68%. Santa Catarina foi o estado que registrou menor presença em parques e praias, com diminuição de 80%.
Os gráficos gerados durante a pesquisa e a análise estão disponíveis aos gestores públicos e à população no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Texto: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs