Pesquisa revela que curso de Administração da Uergs tem diferenciais que facilitam a inserção no mercado de trabalho

um grupo de pessoas multinacionais ocupadas trabalhando no escritorio
Graduação em Administração é ofertado pela Uergs em diferentes regiões do estado.

Uma pesquisa com egressos(as) do curso de Administração da Uergs revelou que administradores(as) formados(as) na Universidade costumam ter facilidade para se inserir no mercado de trabalho. Além disso, a qualificação dos(as) docentes e o currículo do curso com componentes da área Rural e Agroindustrial são diferenciais da Uergs. Esses dados são do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Gilsiane Bartz, do Bacharelado em Administração. A pesquisa foi realizada em 2023 sob a orientação da professora Betina Bitencourt, doutora em Administração.

O principal objetivo da pesquisa realizada por Gilsiane foi analisar a empregabilidade de pessoas que concluíram em 2021 e em 2022 o curso de Administração com componentes da área Rural e Agroindustrial. Para isso, a estudante entrou em contato com egressos(as) de todas as unidades universitárias da Uergs que ofertam essa graduação.

De acordo com  Betina, estudos como esse são importantes para que futuros(as) profissionais possam tomar decisões bem embasadas, incrementar suas perspectivas de carreira, se manter competitivos(as) e progredirem em suas trajetórias profissionais. “Isso porque apontam a identificação de tendências, a demanda por habilidades específicas e oportunidades de crescimento, auxiliando a Universidade a cumprir com a sua missão e garantindo que a educação esteja alinhada com as demandas do mundo do trabalho”, ressalta a orientadora do estudo e pesquisadora na área de Mercado de Trabalho.

Oportunidades e carreira profissional

Gilsiane traçou o perfil das 18 pessoas que responderam o convite e participaram das entrevistas. A maioria são mulheres com idade entre 23 e 58 anos. A pesquisadora também identificou as principais oportunidades e dificuldades enfrentadas para a inserção no mercado de trabalho.

Todas as pessoas que participaram da pesquisa relataram que estão atuando como administradores(as), seja como empregados(as) ou empreendendo, e parte significativa dos(as) respondentes já estava atuando na área quando concluiu a graduação. Para Gilsiane, esses dados demonstram que o curso consegue suprir as demandas do mercado. “A maior parte dos entrevistados não teve dificuldades para se inserir no mercado de trabalho”, pontua.

Muitos(as) ingressaram no curso para se qualificar e ascender profissionalmente nas organizações onde já atuavam. Para outros(as), a oportunidade veio durante o período de estágio. “Três respondentes iniciaram o seu atual trabalho fazendo o estágio obrigatório exigido pela Universidade, acabaram se destacando dentro da organização e, por isso, foram efetivados após o término do estágio”, relata a pesquisadora.

Possibilidades de atuação profissional

O curso de Administração da Uergs oferta formação para atuação em qualquer setor e, dentre as pessoas que participaram da pesquisa, a maioria atua em empresas privadas de diferentes segmentos. “Uma das maiores vantagens é o variado leque de oportunidades que a formação traz, tendo em vista que, ao terminar o curso, o egresso sai apto a atuar em diversas áreas”, avalia Gilsiane.

A pesquisa também demonstra que a oferta de componentes relacionados à Administração Rural e Agroindustrial é um diferencial para quem busca um emprego nesse segmento. “Os administradores que atuam nessa área reforçam que o seu destaque no momento da contratação foi justamente a grade curricular do curso, onde as disciplinas que são voltadas para o rural e agroindustrial foram um dos diferenciais” afirma Gilsiane.

Onde cursar Administração na Uergs

A Uergs oferta o curso de Administração nas unidades universitárias em Cachoeira do Sul, na Região Jacuí Centro; em Encantado, no Vale do Taquari; em Erechim, na Região Norte; em Sananduva, na Região Nordeste; em São Francisco de Paula, na Região das Hortênsias; e em Tapes, no Centro-sul do Estado.

Saiba mais sobre o curso.

O TCC elaborado por Gilsiane está no Repositório da Uergs