Núcleo de Educação a Distância da Uergs tem nova chefia
Publicação:

Atualizada em 10/11/20 às 16h13.
Foi publicada nesta segunda-feira (9) a Portaria que designa o professor Elizandro Max Borba para a chefia do Núcleo de Educação a Distância da Uergs (Nead). Elizandro assume o cargo em substituição à professora Caroline Clesar, que está em licença maternidade.
O Núcleo de Educação a Distância da Uergs está ligado à Pró-Reitoria de Ensino e é o responsável pela promoção da política institucional de Educação a Distância (EaD) e pela adoção de tecnologias digitais, tais como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este ano, em razão da pandemia de Covid-19, o Nead se deparou com o desafio de adaptar a Universidade para o ensino remoto.
“Em pouco tempo precisamos elaborar cursos de formação (em parceria com diversos colegas da Universidade) para que os docentes pudessem atuar no ensino remoto, bem como capacitar os estudantes a utilizarem a ferramenta”, conta Caroline.
No cargo desde a posse do reitor Leonardo Beroldt, a ex-chefe do Núcleo avalia que o maior desafio do setor foi criar uma cultura de educação a distância dentro da Uergs, diante dos preconceitos relacionados a experiências negativas com EaD. Em meio a isso, a Universidade precisou se adaptar à necessidade de oferta do ensino exclusivamente nesse formato, para retomar o ano letivo.
“Creio que os maiores desafios se complementaram, porque apesar das dificuldades encontradas no ensino remoto ele tem sido uma excelente oportunidade para que a comunidade acadêmica como um todo possa reconstruir a sua relação com as tecnologias digitais e encontrar possibilidades num ensino não-presencial”, comenta a professora.
Nesse cenário, as principais iniciativas do Nead foram a regularização da oferta de componentes a distância nos cursos de graduação presenciais; a realização de ajustes no Portal Acadêmico para o registro dos componentes curriculares ofertados na modalidade a distância; o lançamento do Moodle Uergs 3.4.9 (com desativação da versão anterior, que era hospedada e gerenciada pela Procergs); e a realização do Curso de Formação Continuada para o uso de Tecnologias Digitais aberto a todo o corpo docente da Universidade.
Além disso, o Núcleo está atuando no credenciamento da oferta de cursos a distância em nível de graduação; na construção de uma proposta de curso de graduação a distância; e na integração do sistema acadêmico com o ambiente virtual de aprendizagem oficial da Uergs, o Moodle.
Sobre a experiência à frente do Nead, Caroline fala das relações construídas nesse espaço. “Pra mim esse período foi muito significativo por todas as aprendizagens construídas e pelas relações que foram estabelecidas. Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com colegas incríveis, bem como conhecer melhor a Universidade. O que fica pra mim desse período é apenas gratidão e ótimas lembranças”.
“Gostaria de deixar registrado meu carinho e gratidão à gestão da Universidade pela oportunidade de estar na chefia do Nead, de forma muito especial à Rochele e a toda a equipe da Proens. Deixo o Nead muito satisfeita com o trabalho que realizamos até aqui e na certeza de que o Núcleo está em ótimas mãos”, finaliza.
Nova chefia
Professor da Uergs desde 2014, Elizandro Max atua na área de Ciências Exatas e tem lecionado nos cursos de Agronomia, de Licenciatura em Ciências Agrárias, de Ciência e Tecnologia de Alimentos, e em cursos de pós-graduação da Universidade. Além disso, desenvolve pesquisas na área do Ensino e da Teoria dos Grafos - objetos matemáticos que modelam redes.
Para o professor, assumir a chefia do Nead é um grande desafio, por ser sua primeira experiência na área de gestão e pelo legado deixado por Caroline. “É um padrão bem alto que pretendo manter, prosseguindo a tendência de implementação de melhorias”, afirma.
Sobre os principais projetos à frente do Núcleo, Borba disse que a prioridade é continuar dando apoio a docentes e estudantes “com a perspectiva de aumentar a quantidade de componentes em EaD na graduação, pois não sabemos ainda qual será o caráter do próximo semestre, em virtude de não termos uma definição quanto à volta das atividades presenciais”, acrescenta.
“Também queremos melhorar a estrutura do Núcleo, tanto em termos de pessoal, criando uma rede de parceiros nas unidades, quanto de recursos físicos e lógicos que permitam criar conteúdos com mais facilidade e qualidade”, planeja o novo chefe do Nead.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.