Núcleo de Educação a Distância da Uergs tem nova chefia
Publicação:

Atualizada em 10/11/20 às 16h13.
Foi publicada nesta segunda-feira (9) a Portaria que designa o professor Elizandro Max Borba para a chefia do Núcleo de Educação a Distância da Uergs (Nead). Elizandro assume o cargo em substituição à professora Caroline Clesar, que está em licença maternidade.
O Núcleo de Educação a Distância da Uergs está ligado à Pró-Reitoria de Ensino e é o responsável pela promoção da política institucional de Educação a Distância (EaD) e pela adoção de tecnologias digitais, tais como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este ano, em razão da pandemia de Covid-19, o Nead se deparou com o desafio de adaptar a Universidade para o ensino remoto.
“Em pouco tempo precisamos elaborar cursos de formação (em parceria com diversos colegas da Universidade) para que os docentes pudessem atuar no ensino remoto, bem como capacitar os estudantes a utilizarem a ferramenta”, conta Caroline.
No cargo desde a posse do reitor Leonardo Beroldt, a ex-chefe do Núcleo avalia que o maior desafio do setor foi criar uma cultura de educação a distância dentro da Uergs, diante dos preconceitos relacionados a experiências negativas com EaD. Em meio a isso, a Universidade precisou se adaptar à necessidade de oferta do ensino exclusivamente nesse formato, para retomar o ano letivo.
“Creio que os maiores desafios se complementaram, porque apesar das dificuldades encontradas no ensino remoto ele tem sido uma excelente oportunidade para que a comunidade acadêmica como um todo possa reconstruir a sua relação com as tecnologias digitais e encontrar possibilidades num ensino não-presencial”, comenta a professora.
Nesse cenário, as principais iniciativas do Nead foram a regularização da oferta de componentes a distância nos cursos de graduação presenciais; a realização de ajustes no Portal Acadêmico para o registro dos componentes curriculares ofertados na modalidade a distância; o lançamento do Moodle Uergs 3.4.9 (com desativação da versão anterior, que era hospedada e gerenciada pela Procergs); e a realização do Curso de Formação Continuada para o uso de Tecnologias Digitais aberto a todo o corpo docente da Universidade.
Além disso, o Núcleo está atuando no credenciamento da oferta de cursos a distância em nível de graduação; na construção de uma proposta de curso de graduação a distância; e na integração do sistema acadêmico com o ambiente virtual de aprendizagem oficial da Uergs, o Moodle.
Sobre a experiência à frente do Nead, Caroline fala das relações construídas nesse espaço. “Pra mim esse período foi muito significativo por todas as aprendizagens construídas e pelas relações que foram estabelecidas. Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com colegas incríveis, bem como conhecer melhor a Universidade. O que fica pra mim desse período é apenas gratidão e ótimas lembranças”.
“Gostaria de deixar registrado meu carinho e gratidão à gestão da Universidade pela oportunidade de estar na chefia do Nead, de forma muito especial à Rochele e a toda a equipe da Proens. Deixo o Nead muito satisfeita com o trabalho que realizamos até aqui e na certeza de que o Núcleo está em ótimas mãos”, finaliza.
Nova chefia
Professor da Uergs desde 2014, Elizandro Max atua na área de Ciências Exatas e tem lecionado nos cursos de Agronomia, de Licenciatura em Ciências Agrárias, de Ciência e Tecnologia de Alimentos, e em cursos de pós-graduação da Universidade. Além disso, desenvolve pesquisas na área do Ensino e da Teoria dos Grafos - objetos matemáticos que modelam redes.
Para o professor, assumir a chefia do Nead é um grande desafio, por ser sua primeira experiência na área de gestão e pelo legado deixado por Caroline. “É um padrão bem alto que pretendo manter, prosseguindo a tendência de implementação de melhorias”, afirma.
Sobre os principais projetos à frente do Núcleo, Borba disse que a prioridade é continuar dando apoio a docentes e estudantes “com a perspectiva de aumentar a quantidade de componentes em EaD na graduação, pois não sabemos ainda qual será o caráter do próximo semestre, em virtude de não termos uma definição quanto à volta das atividades presenciais”, acrescenta.
“Também queremos melhorar a estrutura do Núcleo, tanto em termos de pessoal, criando uma rede de parceiros nas unidades, quanto de recursos físicos e lógicos que permitam criar conteúdos com mais facilidade e qualidade”, planeja o novo chefe do Nead.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.