Monografias sobre Agricultura Familiar compõem e-book lançado na Unidade em Erechim

close de duas mãos femininas que seguram um smartphone com a imagem de uma plantação na tela.
Trabalhos foram produzidos por estudantes concluintes do curso de Administração da Uergs em Erechim.

O curso de Administração da Uergs em Erechim publicou um e-book com as monografias da turma que colou grau em fevereiro do ano passado. O trabalho, intitulado “Agricultura Familiar em Pauta – Volume 1”, foi organizado pelas professoras Zenicléia Deggerone, da Uergs, e Leonice Mourad, da UFSM.

O e-book é composto por duas seções, uma de apresentação e outra sobre os autores, e por oito artigos. Cibele Bombardelli, autora de um dos capítulos, ficou surpresa e grata pela oportunidade de divulgação de seus estudos. “O convite para publicar os trabalhos de conclusão de curso em formato de capítulo de livro surpreendeu a todos, visto o alto nível de qualidade exigido nesta modalidade. A produção deste livro reflete a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Uergs, bem como a competência dos docentes que atuam no curso de Administração”, relata Cibele.

A publicação do material tem como objetivo disseminar e compartilhar com a comunidade regional ideias e reflexões sobre assuntos como desenvolvimento rural, cadeias curtas de comercialização, sucessão geracional e gestão de unidades de produção familiares. Além disso, de acordo com a professora Zenicleia, o e-book pretende contribuir com o papel da Universidade de tornar mais democrático o acesso às pesquisas acadêmicas.

Felipe Toniolo, autor de um artigo presente no livro digital, reconhece a importância social da divulgação científica. “Fazer parte, como escritor do e-book sobre a agricultura familiar, foi bastante gratificante, principalmente por estar contribuindo com as reflexões sobre a agricultura familiar no Alto Uruguai, ajudando através da ciência com o desenvolvimento sustentável da região e por contribuir para minha caminhada acadêmica”. Atualmente, Felipe segue os estudos nessa área e integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.

Para as organizadoras e os autores da publicação, o material pode ser um primeiro passo para que a agricultura familiar seja um tema recorrente nas pesquisas acadêmicas e uma discussão permanente dentro e fora do ambiente universitário.

Download do e-book

Redação: Filipe Pimentel