Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Influência africana na culinária brasileira é tema de oficina na Uergs em Encantado

Publicação:

Ilustração de mulher negra.
Oficina ocorrerá na quarta-feira (22).

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Uergs em Encantado promoverá atividades que visam a reflexão sobre a contribuição africana na cultura brasileira. Com o tema “Olubajé: a contribuição afro-brasileira na cultura alimentar nacional”, o evento será realizado no dia 22 de novembro, na Unidade da Uergs, e contará com uma oficina que também discutirá os processos de silenciamento e desqualificação destas contribuições.

Durante a oficina serão abordados temas como a composição étnica da população brasileira, questões éticas relacionadas ao racismo e os alimentos africanos nos hábitos alimentares dos brasileiros. Também haverá a preparação de uma receita afro-brasileira, onde será possível observar a herança africana de forma prática. O objetivo é estimular o espírito crítico dos participantes com relação aos danos promovidos pelo racismo e a discriminação.

O Brasil é o país com a maior população de origem africana fora da África, por isso, a cultura dessa região exerce uma grande influência em todos os segmentos da nossa sociedade: música, religião, hábitos e costumes. Para Marta Nunes, coordenadora do evento, a realização dessa atividade favorece a formação crítica no ambiente acadêmico, respeitando as diferenças e promovendo a igualdade.

Serviço:

Olubajé: A contribuição afro-brasileira na cultura alimentar nacional

Data: 22 de novembro de 2017

Hora: das 14h às 18h e das 19 às 22h30

Carga Horária: 10h

Local: Uergs em Encantado (Rua Alegrete, 821 – Bairro: São José)

Público alvo: aberto à comunidade em geral.

Inscrições: até22 de novembro

Coordenação: Marta Nunes

Contato: marta-nunes@uergs.edu.br

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul