Influência africana na culinária brasileira é tema de oficina na Uergs em Encantado
Publicação:

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Uergs em Encantado promoverá atividades que visam a reflexão sobre a contribuição africana na cultura brasileira. Com o tema “Olubajé: a contribuição afro-brasileira na cultura alimentar nacional”, o evento será realizado no dia 22 de novembro, na Unidade da Uergs, e contará com uma oficina que também discutirá os processos de silenciamento e desqualificação destas contribuições.
Durante a oficina serão abordados temas como a composição étnica da população brasileira, questões éticas relacionadas ao racismo e os alimentos africanos nos hábitos alimentares dos brasileiros. Também haverá a preparação de uma receita afro-brasileira, onde será possível observar a herança africana de forma prática. O objetivo é estimular o espírito crítico dos participantes com relação aos danos promovidos pelo racismo e a discriminação.
O Brasil é o país com a maior população de origem africana fora da África, por isso, a cultura dessa região exerce uma grande influência em todos os segmentos da nossa sociedade: música, religião, hábitos e costumes. Para Marta Nunes, coordenadora do evento, a realização dessa atividade favorece a formação crítica no ambiente acadêmico, respeitando as diferenças e promovendo a igualdade.
Serviço:
Olubajé: A contribuição afro-brasileira na cultura alimentar nacional
Data: 22 de novembro de 2017
Hora: das 14h às 18h e das 19 às 22h30
Carga Horária: 10h
Local: Uergs em Encantado (Rua Alegrete, 821 – Bairro: São José)
Público alvo: aberto à comunidade em geral.
Inscrições: até22 de novembro
Coordenação: Marta Nunes
Contato: marta-nunes@uergs.edu.br
Mais notícias
- Foto de uma mesa de madeira clara, sobre a qual há um notebook aberto exibindo a página de "Extensão" do site da Uergs. No topo da página, vê-se o logotipo da Uergs. Abaixo do título “Extensão”, há diversos botões cinza com links organizados em uma grade, contendo termos como "Pré-Relatório de Extensão", "Cursos e Eventos", "Programas e Projetos", "Resoluções e Atos Normativos", entre outros. Ao lado direito do notebook, há um vaso grande com uma planta verde exuberante. Do lado esquerdo, há um par de óculos, dois cadernos empilhados e uma caneta sobre uma folha de papel. Também estão visíveis um marca-texto roxo e um recipiente branco pequeno, além de um porta-canetas branco contendo algumas canetas coloridas. Ao fundo, vê-se um espaço desfocado com móveis e outras plantas.
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd