Etapas
A Análise Final do PDI 2022-2032 está sendo coordenada pela Comissão Especial para Sistematização da Consulta do PDI desde o dia 3 de janeiro de 2022, tendo até 120 dias para a conclusão do trabalho. Ela foi instituída pela Portaria nº 001/2022, por meio de deliberação na Sessão Extraordinária Conjunta 249ª e 81ª do Consun e do Conepe, em 9 de dezembro de 2021.
Durante o ano de 2021, a Comissão Central do PDI conduziu o processo a partir de duas fases: elaboração e implementação. A de elaboração consistiu nas etapas: pré-comissão; preparação; coleta e diagnóstico; e sistematização. A fase de implementação, prevista para o início de 2022, consistia na divulgação do documento do PDI, caso fosse aprovado pelos Conselhos Superiores. Na ocasião, foi decidido possibilitar à comunidade universitária da Uergs realizar uma última análise à minuta do PDI, criando uma nova etapa de participação coletiva.
A Comissão Especial para Sistematização da Consulta do PDI conduzirá esse processo de Análise Final conforme procedimento apresentados no cronograma abaixo:
FASE |
ETAPAS |
DATAS |
1. Preparação |
Planejamento do processo | de 03/01 a 11/02 |
Divulgação da metodologia | a partir de 14/02 | |
Divulgação em mídias digitais | a partir de 14/02 | |
Reuniões de Mobilização | de 14/03 a 18/03 | |
2. Debates Locais | Reuniões coletivas e formulação de propostas | de 14/03 a 25/03 |
Último dia de Envio de propostas para a comissão |
28/03 | |
Sistematização | de 28/03 a 04/04 | |
3. Debates | Plenárias por segmento | 04/04 |
4. Sistematização Final | Sistematização Final e envio ao Consun | Até 25/04 |
1. Preparação: tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre o processo e engajá-la a participar dele. Serão utilizados os canais de comunicação digitais oficiais da Uergs e a realização de reuniões virtuais de mobilização. Ao todo, pretende-se realizar nove dessas reuniões (uma por Campus Regional, uma na Reitoria e uma com representações estudantis).
2. Debates Locais: constituída por reuniões com os coletivos e segmentos da Universidade, por organização própria. Esses grupos poderão propor três tipos de alterações à minuta do PDI: 1) Supressiva: para retirar algo do documento; 2) Aditiva: para incluir; 3) Substitutiva: para trocar. As alterações devem ser encaminhadas à Comissão por meio de uma ata.
3. Debates: serão realizadas três grandes plenárias com cada segmento que compõe a comunidade acadêmica. A Comissão irá submeter, nesta fase, o documento final a partir das contribuições da Fase 2 (Debates Locais), para realizar uma votação das propostas.
4. Sistematização Final: a Comissão encaminhará o resultado das plenárias ao Consun, que debaterá as situações que tiverem dissenso, caso ocorram.