Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Estudante da Uergs foi destaque no XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS

Publicação:

1318539492logosalao.jpg
1318539492logosalao.jpg
Célio Seidel Jr, aluno de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na Unidade Uergs em Santa Cruz do Sul, foi eleito um dos destaques do XXIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Inscrito para a área de Engenharias, Célio abordou a temática da Engenharia Sanitária e Ambiental com o trabalho Avaliação da adição de glicerina residual da produção de biodiesel na compostagem de resíduos agrícolas. Célio teve como orientador, o professor José Antônio Kroeff Schmitz, Coordenador da Unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul.  

Para Célio, a ocasião valoriza o trabalho em prol do meio-ambiente: “fiquei feliz pelo destaque do projeto no SIC da UFRGS, pois, além de elevar o nome da Uergs, é bom receber o reconhecimento pelo trabalho que realizamos, que visa o bem ambiental e contribui para questões sociais da nossa região.”

No processo inicial, 17 alunos da Uergs foram aprovados para apresentarem seus trabalhos no Salão. O XXIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS aconteceu durantes os dias 3 a 7 de outubro em Porto Alegre.

O trabalho de Célio Seidel Jr.

Avaliação da adição de glicerina residual da produção de biodiesel na compostagem de resíduos agrícolas
 
O trabalho partiu de uma demanda que a COOPERFUMOS DO BRASIL (cooperativa de fumicultores ligada à Santa Cruz do Sul) nos apresentou, dado que temos uma relação próxima com eles. A cooperativa possui uma microusina demonstrativa de biodiesel. Com esta atividade, gera-se o coproduto glicerol, comum a todas usinas de biodiesel, que vem se tornando um problema cada vez maior em nosso país. Neste sentido, tendo em vista a iminente grande produção deste resíduo e a não disposição de tecnologia para a realização de sua purificação, a COOPERFUMOS necessita com urgência de uma solução econômica e ambientalmente adequada para a destinação de tais resíduos.

Assim, a compostagem parece ser uma solução adequada, já que atende aos requisitos de economia e parece mostrar-se adequada quanto aos requisitos ambientais. Este trabalho, apresentado no SIC da UFRGS, é a primeira etapa do projeto. Em um segundo momento foi analisado o potencial fertilizante do composto gerado e sua influência sobre a simbiose rizobiana em soja (Glycine max). Estas duas primeiras etapas serão apresentadas no nosso
SIEPEX.

O objetivo geral do projeto foi avaliar o potencial da utilização da glicerina residual da produção de biodiesel no processo de compostagem, o uso do composto resultante como fertilizante agrícola como alternativa de destino para este resíduo agro-industrial, bem como sua interação com a efetividade da simbiose rizobiana em plântulas de soja (Glycine max). Os objetivos específicos foram:

- Avaliar a adição de diferentes quantidades de glicerina, purificada e residual, para determinar a influência das impurezas contidas no resíduo, no processo de compostagem.
- Avaliar o desenvolvimento de plantas de soja (Glycine max) fertilizadas com os diferentes compostos para determinar o potencial fertilizante dos mesmos.
- Avaliar os efeitos dos compostos sobre a formação de nódulos e a efetividade da simbiose rizobiana em plantas de soja (Glycine max). O interesse pelo assunto veio ao encontro dos meus interesses profissionais, pois se trata de trabalho com questões ambientais atuais, além do caráter social do projeto, pois visa uma solução simples e viável, voltada especialmente para pequenas associações de agricultores produtores de biodiesel.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul