Espetáculo teatral O Polvo está em cartaz em Porto Alegre
Publicação:
O Polvo, espetáculo teatral produzido na Uergs em Montenegro, estará em cartaz na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre durante o mês de junho.
Escrito e dirigido pelo professor do curso de teatro Marcelo Ádams, a peça aborda oito temas envolvendo assuntos como violência contra mulheres, relacionamentos homoafetivos, empoderamento feminino, entre outros. O nome “O Polvo” foi escolhido pela metáfora do crustáceo de oito tentáculos cujas ventosas se agarram aos objetos que deseja alcançar.
“A exemplo de um polvo, a encenação também propõe breves e intensas experiências aos espectadores-testemunhas, que são tocados pela contundência emocional de cada cena e confrontados com a urgência dos temas apresentados: violências físicas e emocionais com as quais se deparam as personagens”, conta ádams.
As apresentações acontecerão nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, sempre às 20 horas. Para mais informações, acesse as páginas do Facebook ou Instagram da peça.
O elenco é formado por estudantes de Teatro da Uergs. Estão em cena: Ândy, Caroline Costa, Denise Cruz, Eduardo Fronckowiak, Evandro Samuel, Gabriele Manteze, Jaqueline Mayer, João Pedro Corrêa, Luana Corrêa, Maria Carolina Aquino, Mari Mü, Matheus Ramires, Tiago Bayarri e Yuri Niederauer.
Serviço
Espetáculo O Polvo
Datas: 4, 11, 18 e 25 de junho
Horário: 20h
Local: Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307)
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs