Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Engenharia de Computação da Uergs conquista a nota máxima em avaliação do MEC após obter o melhor conceito do estado no Enade

Publicação:

Em uma sala de aula, dois alunos sentados realizam atividades. Uma professora se aproxima de onde eles estão.
Estudantes atribuem parte do sucesso do curso à qualificação e dedicação dos docentes. - Foto: Mauricio Farias

O curso de Engenharia de Computação da Uergs conquistou a nota máxima, 5, na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (27). Com esse resultado, o curso ofertado na Unidade da Uergs em Guaíba está entre os melhores do país.

Na última edição do Enade, realizada em 2019 e cujo resultado foi divulgado em outubro, estudantes concluintes de Engenharia de Computação na Uergs alcançaram a nota 4, a mais alta entre as demais universidades que ofertam esse curso no Rio Grande do Sul. Esse resultado também colocou o curso entre os 10 mais bem pontuados no país.

A composição do CPC é baseada em quatro aspectos, considerando o desempenho de estudantes concluintes do curso (Enade) e a percepção sobre sua formação; o desempenho desses estudantes comparado com a média das demais universidades do país (IDD); e a formação docente, incluindo o número de profissionais com mestrado e doutorado.

No curso de Engenharia de Computação da Uergs, todos os professores possuem Doutorado. De acordo com a coordenadora do curso, Adriane Parraga, essa qualificação do corpo docente, associada ao estímulo para o desenvolvimento de projetos e aos vínculos criados entre estudantes e professores são os responsáveis pelo sucesso do curso e se refletem na formação profissional dos engenheiros de computação formados pela Uergs.

“Eles estão sempre envolvidos em algum projeto de pesquisa, de extensão ou de monitoria, e isso é um fator importante. A qualidade dessa nota também se reflete na inserção profissional, pois a maioria dos nossos estudantes e egressos está realizando bons estágios e estão bem empregados”, acrescenta.

O resultado tem sido comemorado pelos estudantes, que se sentem orgulhosos da Universidade e da formação que receberam. “É um sentimento de vitória, sabendo o quanto a nossa Unidade sofre com a falta de uma infraestrutura digna, conquistar a maior nota do estado demonstra o potencial que o nosso curso possui”, enfatiza o engenheiro de computação Victor Antonio Diehl, que realizou o Enade ano passado.

João Gustavo Amorim também foi um dos estudantes que prestou o Enade em 2019 e atualmente é mestrando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Fico extremamente feliz de contribuir diretamente com este resultado, pois este curso e a Universidade realmente merecem ser amplamente conhecidos como sinônimos de excelência. Ter conseguido ficar entre as melhores do país e ser a melhor Engenharia de Computação do estado, mesmo estudando dentro de um galpão e com poucos recursos disponíveis, é um marco e está diretamente atribuído à qualidade e dedicação de cada funcionário da nossa Unidade” declara.

“Me sinto extremamente feliz em saber que pude contribuir para elevar o nome da Universidade pela qual tenho tanto carinho e que me proporcionou tantas oportunidades”, disse o engenheiro de computação Philippe Silveira.

A qualificação dos professores também foi um fator ressaltado por Victor Antonio e por Philippe.

“A dedicação e competência de todo o corpo docente da Uergs foi fundamental para esse desempenho. Os professores são extremamente competentes e fazem o possível e o impossível para proporcionar um ensino de muita qualidade em uma Universidade que por muitas vezes carece da atenção do Estado, sempre fomentando a pesquisa e o desenvolvimento científico, assim como incentivando e apoiando o ingresso dos alunos no mercado de trabalho”, afirma Philippe.

Curso de Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar profissionais com capacidade para projetar, implementar, testar, otimizar e manter sistemas digitais, além de implementar, organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços, incluindo sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica.

Saiba mais sobre o curso

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul