Engenharia de Computação da Uergs conquista a nota máxima em avaliação do MEC após obter o melhor conceito do estado no Enade

Em uma sala de aula, dois alunos sentados realizam atividades. Uma professora se aproxima de onde eles estão.
Estudantes atribuem parte do sucesso do curso à qualificação e dedicação dos docentes. - Foto: Mauricio Farias

O curso de Engenharia de Computação da Uergs conquistou a nota máxima, 5, na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (27). Com esse resultado, o curso ofertado na Unidade da Uergs em Guaíba está entre os melhores do país.

Na última edição do Enade, realizada em 2019 e cujo resultado foi divulgado em outubro, estudantes concluintes de Engenharia de Computação na Uergs alcançaram a nota 4, a mais alta entre as demais universidades que ofertam esse curso no Rio Grande do Sul. Esse resultado também colocou o curso entre os 10 mais bem pontuados no país.

A composição do CPC é baseada em quatro aspectos, considerando o desempenho de estudantes concluintes do curso (Enade) e a percepção sobre sua formação; o desempenho desses estudantes comparado com a média das demais universidades do país (IDD); e a formação docente, incluindo o número de profissionais com mestrado e doutorado.

No curso de Engenharia de Computação da Uergs, todos os professores possuem Doutorado. De acordo com a coordenadora do curso, Adriane Parraga, essa qualificação do corpo docente, associada ao estímulo para o desenvolvimento de projetos e aos vínculos criados entre estudantes e professores são os responsáveis pelo sucesso do curso e se refletem na formação profissional dos engenheiros de computação formados pela Uergs.

“Eles estão sempre envolvidos em algum projeto de pesquisa, de extensão ou de monitoria, e isso é um fator importante. A qualidade dessa nota também se reflete na inserção profissional, pois a maioria dos nossos estudantes e egressos está realizando bons estágios e estão bem empregados”, acrescenta.

O resultado tem sido comemorado pelos estudantes, que se sentem orgulhosos da Universidade e da formação que receberam. “É um sentimento de vitória, sabendo o quanto a nossa Unidade sofre com a falta de uma infraestrutura digna, conquistar a maior nota do estado demonstra o potencial que o nosso curso possui”, enfatiza o engenheiro de computação Victor Antonio Diehl, que realizou o Enade ano passado.

João Gustavo Amorim também foi um dos estudantes que prestou o Enade em 2019 e atualmente é mestrando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Fico extremamente feliz de contribuir diretamente com este resultado, pois este curso e a Universidade realmente merecem ser amplamente conhecidos como sinônimos de excelência. Ter conseguido ficar entre as melhores do país e ser a melhor Engenharia de Computação do estado, mesmo estudando dentro de um galpão e com poucos recursos disponíveis, é um marco e está diretamente atribuído à qualidade e dedicação de cada funcionário da nossa Unidade” declara.

“Me sinto extremamente feliz em saber que pude contribuir para elevar o nome da Universidade pela qual tenho tanto carinho e que me proporcionou tantas oportunidades”, disse o engenheiro de computação Philippe Silveira.

A qualificação dos professores também foi um fator ressaltado por Victor Antonio e por Philippe.

“A dedicação e competência de todo o corpo docente da Uergs foi fundamental para esse desempenho. Os professores são extremamente competentes e fazem o possível e o impossível para proporcionar um ensino de muita qualidade em uma Universidade que por muitas vezes carece da atenção do Estado, sempre fomentando a pesquisa e o desenvolvimento científico, assim como incentivando e apoiando o ingresso dos alunos no mercado de trabalho”, afirma Philippe.

Curso de Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar profissionais com capacidade para projetar, implementar, testar, otimizar e manter sistemas digitais, além de implementar, organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços, incluindo sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica.

Saiba mais sobre o curso

Por: Daiane de Carvalho Madruga