Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Encerrada a primeira turma do curso para militares da Patrulha Maria da Penha

Publicação:

Policial militar mulher, negra, veste farda, usa boné e tem a mão direita sobre a trava de um portão de madeira.
Curso é ofertado a militares que atuam no enfrentamento à violência contra mulheres.

A primeira edição do curso de Qualificação sobre Violência Contra as Mulheres para profissionais que atuam nas Patrulhas Maria da Penha, da Brigada Militar, teve a aula de encerramento realizada nesta sexta-feira (11). O curso foi ofertado pela Uergs, na modalidade Educação a Distância (EaD), e contou com 260 participantes, sendo 250 militares e dez profissionais da Educação. 

Esse curso tem o objetivo de qualificar profissionais que atuam no enfrentamento da violência contra as mulheres, abordando aspectos sociológicos, psicológicos, legais, além de proporcionar a troca de experiências.

A formação é coordenada pelas professoras da Uergs Cassiane da Costa, Martha Narvaz e Vania Mello, e pela major Karine Brum, da Brigada Militar (BM). A equipe contou com mais 26 pessoas atuando em atividades de docência e tutoria. 

De acordo com Cassiane, a equipe agradece às pessoas que participaram dessa experiência e, em breve, serão abertas inscrições para a segunda edição do curso.

Ao final da matéria, disponibilizamos o vídeo lançado pela Brigada Militar sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul.

Confira depoimentos de pessoas que participaram da primeira turma como estudantes ou atuando na docência e tutoria:

“A importância do curso não se restringe apenas ao imediatismo dele, mas ao fato dele propiciar aos policiais uma maior compreensão do fenômeno da violência doméstica e de gênero com as quais eles trabalham, o que muitas vezes não acontece no seu dia a dia. O curso não só propiciou essa questão teórica, mas uniu os aspectos teóricos, apresentados de forma bastante aprofundada pelas primeiras professoras aos aspectos práticos do dia a dia deles, permitindo, inclusive, que eles trouxessem questões práticas para serem discutidas. Esse curso foi muito rico e eu espero realmente que seja apenas o primeiro de muitos outros. Parabéns a toda a organização.” - Dra. Fabiana Pagel da Silva, juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Canoas e professora do curso.

“Agradeço a participação de fazer parte desse projeto inovador, onde houve o envolvimento e confiança depositada nos trabalhos desenvolvidos.  Desejo que a busca pelo conhecimento seja infinita e me sinto realizada por ter colaborado com uma pequena parcela nesta caminhada rumo à uma sociedade com mais igualdade de gênero. Enfatizo ainda, a importância e conscientização desse tipo de curso para os profissionais da rede de apoio e proteção às  mulheres vítimas de violência de gênero sobre a qualificação profissional para um atendimento mais humanizado e acolhedor.” - Daniele Soares Pereira, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS e professora do curso.

“O curso foi de suma importância para meu crescimento profissional, devido meu pouco tempo de efetivo serviço e não ter conhecimento aprofundado sobre o assunto. Com certeza existiam muitas dúvidas e questionamentos, os quais ao assistir cada aula, foram sanados. Desde o início até o final do curso, todas as videoaulas e os materiais disponibilizados eram valorosos para poder entender a violência ocorrida em desfavor das mulheres, e como poderíamos melhorar nosso atendimento.” - Soldado Paulo José Frizon, da Patrulha Maria da Penha do Passo Fundo/3°RPMon e participante do curso. 

“Felizmente, o curso superou as expectativas, já que sanou muitas dúvidas e trouxe bastante conhecimento. Ouvir (e ler) as experiências de outros colegas nos traz a uma realidade difícil, mas com a vontade de  cada vez mais fazer a diferença na vida das mulheres que acabam chegando aos cuidados da PMP.” Soldado Laila Raquel Arsand, PMP, 17 BPM Gravataí e participante do curso). 

“Participar como tutora do Curso PMP foi algo novo e extremamente gratificante. Tive a oportunidade de atuar pela primeira vez como tutora e auxiliar alguns cursistas ao longo do curso. Também me foi oportunizado ampliar meus conhecimentos, refletir sobre as diversas temáticas abordadas ao longo do curso e ao ouvir os relatos dos patrulheiros e patrulheiras pude compreender melhor a atuação da Patrulha e sua importância para toda a sociedade.” - Carina Dorneles Gomes, acadêmica de Administração na Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul e tutora do curso.

“Ao mesmo tempo que está agregando diferentes conhecimentos tanto a nós tutores, participantes e professoras, o curso traz também a vivência de muitos policiais, advogados e psicólogos que nos mostra que existem muitas mulheres ainda sofrendo. Toda experiência e conhecimento transmitido tem sido muito bom e confortante para nós que estamos lutando nessa guerra à violência contra as mulheres, mostra que não estamos sozinhas e que ainda temos chance de diminuir tudo que está acontecendo. O conhecimento é a maior das nossas armas e sem ele, não estaríamos reunidos nessa luta que atualmente tem crescido muito. A pandemia ao mesmo tempo que aproximou as pessoas, tem prejudicado muito a nossa luta. O curso é necessário e vejo que está sendo muito bem aproveitado por todos nós, espero que logo ele seja aberto para todos que ainda não participaram, pois são temas necessários que estão sendo abordados e todes deveríamos ter o mínimo de conhecimento sobre algo tão sério que vivenciamos em qualquer esfera social.” - Dellins Lemos, acadêmica de Agronomia da Unidade da Uergs em Santana do Livramento e tutora do curso.

00:00:00/00:00:00

Atuação da Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul

O vídeo apresenta depoimentos de mulheres vítimas de agressões físicas e/ou psicológicas que foram ajudadas pela Patrulha Maria da Penha. Além disso, traz relatos de profissionais que trabalham nesse órgão público e atuam no Rio Grande do Sul. Crédito: Patrulha Maria da Penha

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul