Diretor da Capes conversa com coordenadoras do Pibid, na Uergs

Reuniao Pibid Capes
Participaram da conversa coordenadoras do Pibid na Uergs, Univates e Unespar. - Foto: Carla Dellagnese
Por Daiane Madruga

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, recebeu na manhã desta terça-feira (19) o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza, para uma conversa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Lenuzza está assumindo a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), também na Capes, e deverá se reunir com os membros do Forpibid ainda na primeira quinzena de janeiro.

Participaram da conversa a coordenadora do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid) da Região Sul, Márcia Stentzler (da Universidade Estadual do Paraná) e a tesoureira do Forpibid, Cristiane Hauschild (Universidade do Vale do Taquari), além das coordenadoras de área do Pibid da Uergs Cristina Wolfenbüttel e Rochele Santaina e da pró-reitora de Ensino da Uergs, Gabriela Dias. O tema do encontro foi a solicitação de prorrogação do atual edital do Pibid, vigente até fevereiro de 2018, o que vem sendo a pauta de mobilizações realizadas em todo o país. “Nós já levamos essa demanda ao ministro da Educação, representada pelas 316.811 assinaturas protocoladas junto ao MEC por ocasião da audiência em que o ministro recebeu o presidente do Forpibid, Nilson Cardoso”, afirmou Márcia.

Lenuzza explicou que, na reunião de janeiro, será discutido o lançamento de um pré edital, previsto para fevereiro, para o levantamento de demandas das universidades e sistemas de ensino e, posteriormente, o Programa sofrerá algumas adequações com a intenção de ampliar a participação dos estudantes de licenciatura no Pibid, não necessariamente atrelada à oferta de bolsas. O diretor afirmou que o edital vigente não será prorrogado e, na nova proposta, tanto as universidades quanto as redes de Educação Básica, representadas pelas secretarias de educação, deverão apresentar uma contrapartida institucional, que significa disponibilizar professores para atuarem no Programa. Com isso, as Instituições de Ensino Superior ficarão sem executar o Programa por cerca de três meses.

Um dos receios dos coordenadores do Pibid é a sua substituição pelo Programa Nacional de Residência Pedagógica, lançado pelo MEC em outubro. Lenuzza garantiu que um programa não substituirá o outro e que a intenção é de que os dois se complementem. O Pibid funciona por meio de uma rede que envolve, além dos estudantes de licenciatura, os professores das escolas de Educação Básica que atuam como supervisores, e os coordenadores dos subprojetos nas Universidades. “Tanto o Pibid quanto o Programa de Residência contam com os mesmos atores. As regras de número de profissionais envolvidos por aluno [no Programa de Residência] são muito próximas às do Pibid. Serão preservados os mesmos profissionais e nos mesmos volumes”, afirmou o diretor da Capes, ao enfatizar que será inclusa a figura do coordenador da rede.

“Terminamos a reunião com a certeza do diálogo e cientes de que, nesse encontro de janeiro, todas as demandas apresentadas pelo Pibid serão consideradas, tal a disposição e a abertura do diretor da DEB, Carlos Lenuzza”, avalia Arisa.

Na oportunidade, a tesoureira do Forpibid entregou a Lenuzza a Carta de São Leopoldo, redigida durante o 2º Encontro das Licenciaturas da Região Sul (Enlic Sul) e 2º Encontro do Pibid da Região Sul, realizado de 13 a 15 de dezembro, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Carta de São Leopoldo 2017 (.pdf 212,73 KBytes)