Comitê divulga classificação das bandeiras de monitoramento da Covid-19 nas cidades onde há unidade da Uergs

Governo divulga semanalmente a avaliação de risco de cada município.
Governo divulga semanalmente a avaliação de risco de cada município. - Foto: Carla Dellagnese/Ascom Uergs.

Atualizada em 11/05/2020 - 18h13

O Comitê de Monitoramento e Orientações da Uergs para questões relacionadas à Covid-19 montou um quadro baseado no Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul para a divulgação das bandeiras de classificação nas cidades em que há unidade universitária da Uergs. O monitoramento divulgado pelo governo do estado é atualizado semanalmente e divulgado aos sábados. O quadro da Uergs será publicado às segundas-feiras.

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Mesmo com a divulgação das bandeiras de classificação pelo governo, as atividades presenciais na Uergs continuam suspensas até o dia 31 de maio e o seu funcionamento continuará sendo regrado por meio dos instrumentos normativos emitidos pela Universidade.

De acordo com o pró-reitor de Administração da Uergs, Gabriel Cunha, essa classificação impacta indiretamente na Universidade, pois alguns serviços demandados pela Uergs, como a realização de obras, por exemplo, ocorrerão de acordo com os protocolos estabelecidos a cada semana, conforme as bandeiras.

Bandeiras e protocolos

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. Após a divulgação das bandeiras aos sábados, o monitoramento tem validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

As classificações dos municípios e os protocolos gerais e específicos são publicados no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Com informações do Governo do Estado