Ciclo de Palestras sobre Propriedade Industrial

• Data:
    até
  • Evento online
Fundo azul marinho e detalhes circulares em amarelo. Lê-se o nome da atividade ao centro, em branco e amarelo.
Ciclo de Palestras sobre Propriedade Industrial

O "Ciclo de Palestras sobre Propriedade Industrial" é composto por quatro palestras da área da propriedade intelectual. As temáticas são sobre o NIT/Uergs, Núcleo de Inovação tecnológico da Uergs, para mostrar sua importância para a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na universidades; sobre o INPI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, para explicar qual a sua função para o sistema de P&D e como as patentes são registradas, avaliadas e cincedidas; sobre escritório de marcas e patentes, como parceiros da universidade na parte de patenteamento; e uma palestra sobre Cultivares, que se trata de uma variedade de planta protegida por uma legislação específica que garante os direitos de propriedade intelectual ao criador ou à instituição que desenvolveu essa cultivar.

Dias: 7, 14 e 21/10 e 4/11 (segundas-feiras)

Formato: evento online pela plataforma Google Meet. Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail marc-richter@uergs.edu.br para receber os links de acesso.

Público-alvo: estudantes e professores(as) da Uergs e de outras instituições de ensino e pessoas  interessadas no assunto da propriedade intelectual, com foco em patentes.

Evento gratuito.

Carga horária: 2 horas por palestra. Total de 8 horas.

Certificação: Sim. O participante deverá ter 75% de presença e o registro deverá ser feito pelo chat do Google Meet.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alcançados:

• 8 Trabalho decente e crescimento econômico
  • 9 Indústria, inovação e infraestrutura

Organizador e contato para atendimento ao público: prof. Marc Richter -                                   marc-richter@uergs.edu.br

PROGRAMAÇÃO:

7/10 (seguda-feira)

09h30: Palestra "O engenheiro de bioprocessos no mundo corporativo da PI: os Escritórios de Marcas e Patentes", por Nite-Saúde UFCSPA e Sócio Confmark Marcas e Patentes.

14/10 (seguda-feira)

9h: Palestra "Proteção da Propriedade Intelectual & Inovação Patentes e Cultivares", pela Secretaria do Desenvolvimento tecnológico (Sedetec/UFRGS).

21/10 (seguda-feira)

10h:  Apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológico da Uergs (NIT/Uergs), com o professor Carlos Alberto Frantz dos Santos.

4/11 (seguda-feira)

9h: Palestra "A função do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi)".