Cerimônias de colação de grau da Uergs ocorrem até março
Publicação:

Iniciadas em janeiro de 2013, estão em andamento até março, as cerimônias de colação de grau na Uergs. A solenidade mais recente ocorreu em Santa Cruz do Sul, no dia 2 de fevereiro, quando dez formandos dos Cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura receberam seus diplomas.
Confira o calendário das próximas formaturas da Uergs:
DATA |
CURSO |
UNIDADE |
2/3/2013 |
Curso Superior de Tecnologia em Fruticultura |
Vacaria |
9/3/2013 |
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental |
Erechim |
16/3/2013 |
Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria |
Santana do Livramento |
23/3/2013 |
Administração – Sistemas e Serviços de Saúde |
Porto Alegre |
Formandos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e de Tecnologia em Horticultura colam grau em Santa Cruz do Sul Formandos dos Cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, da Uergs em Santa Cruz do Sul, colaram grau na noite deste sábado, 2/02, no Salão Victória, do Hotel Charrua. Na cerimônia presidida por Marc François Richter, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Uergs, sete formados do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura receberam o diploma tendo como paraninfo o professor José Antônio Schmitz e Fernanda Ludwig como professora homenageada. A professora Magnólia Aparecida da Silva foi a patronesse da turma. No Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, três formandos colaram grau, tendo como paraninfa a professora Isabela Lagreca, sendo Alexandre Derivi, o patrono da turma e José Antônio Schmitz, o professor homenageado.
Os discursos dos oradores trouxeram agradecimentos aos pais, professores e colegas que fizeram parte da trajetória da turma. Célio Seidel Júnior, orador da turma de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, destacou a trajetória da Unidade, desde a sua inauguração até a eleição direta do primeiro reitor escolhido pela comunidade acadêmica, passando pelas dificuldades, até o reconhecimento da Uergs como uma das melhores universidades do Estado.
Marc François Richter falou da importância dos profissionais para a região, lembrando que os cursos da Uergs foram criados para fomentar o desenvolvimento regional. “Além dos próprios formandos, a família e a comunidade podem se orgulhar. E é um momento de orgulho também para a região, por ter, a partir de agora, mais um conjunto de pessoas formadas e qualificadas em duas áreas estratégicas. Acredito, portanto, que vocês formandos, serão muito bem-vindos ao mercado de trabalho”, salientou.
Profissionais têm mercado garantido
Com relação ao mercado de trabalho, os recém-formados vislumbram um futuro promissor. “Quanto ao nosso horizonte profissional, trabalho não nos faltará. Para onde quer que olhemos haverá problemas a resolver e processos a melhorar. Porém, muito mais do que desempenhar a função técnica para a qual fomos preparados, temos o dever de tornar nosso Estado e nosso País um lugar melhor para se viver”, disse Seidel Júnior.
Antes mesmo de concluir o curso, Camila de Gaspari e Rogério Mayer, tecnólogos em horticultura, passaram em um concurso em 2012, e agora com o diploma em mãos, esperam pela nomeação. Perguntada sobre os próximos desafios, Jéssica Troglio, oradora da turma, foi incisiva: “O nosso próximo desafio é entrar no mestrado, porque o mercado de trabalho está garantido”, afirmou.
Emoção e homenagens às vítimas de Santa Maria
Realizada durante o período de luto de sete dias decretado pelo governador Tarso Genro em função da tragédia que já vitimou 237 jovens em Santa Maria no domingo, 27 de janeiro, a cerimônia de formatura não teve as tradicionais músicas de entrada das autoridades e dos formandos, mas foi marcada por momentos de reflexão e emoção. No início da cerimônia os presentes foram convidados a fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Em seu discurso aos afilhados, o professor José Schmitz se emocionou ao lembrar os estudantes que morreram em Santa Maria e fez um agradecimento pelos seus alunos. “Aqui estão estes jovens de quem gostamos tanto, e que nos fazem felizes por estarem tão felizes, olhando o futuro com esperança e alegria. Assim sendo, quero dar graças”, disse emocionado. Após seu discurso, o professor pediu que todos dessem as mãos, em lembrança às vítimas e agradecimento pela formatura de seus alunos.
>> Galeria de fotos
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs