Cerimônias de colação de grau da Uergs ocorrem até março

1360846788shutterstock-79990891.jpg

Iniciadas em janeiro de 2013, estão em andamento até março, as cerimônias de colação de grau na Uergs. A solenidade mais recente ocorreu em Santa Cruz do Sul, no dia 2 de fevereiro, quando dez formandos dos Cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura receberam seus diplomas.

Confira o calendário das próximas formaturas da Uergs:

UNIDADE

2/3/2013

Curso Superior de Tecnologia em Fruticultura

Vacaria

9/3/2013

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Erechim

16/3/2013

Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

Santana do Livramento

23/3/2013

Administração – Sistemas e Serviços de Saúde

Porto Alegre

Formandos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e de Tecnologia em Horticultura colam grau em Santa Cruz do Sul

Formandos dos Cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, da Uergs em Santa Cruz do Sul, colaram grau na noite deste sábado, 2/02, no Salão Victória, do Hotel Charrua. Na cerimônia presidida por Marc François Richter, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Uergs, sete formados do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura receberam o diploma tendo como paraninfo o professor José Antônio Schmitz e Fernanda Ludwig como professora homenageada. A professora Magnólia Aparecida da Silva foi a patronesse da turma. No Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, três formandos colaram grau, tendo como paraninfa a professora Isabela Lagreca, sendo Alexandre Derivi, o patrono da turma e José Antônio Schmitz, o professor homenageado.

Os discursos dos oradores trouxeram agradecimentos aos pais, professores e colegas que fizeram parte da trajetória da turma. Célio Seidel Júnior, orador da turma de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, destacou a trajetória da Unidade, desde a sua inauguração até a eleição direta do primeiro reitor escolhido pela comunidade acadêmica, passando pelas dificuldades, até o reconhecimento da Uergs como uma das melhores universidades do Estado.

Marc  François Richter falou da importância dos profissionais para a região, lembrando que os cursos da Uergs foram criados para fomentar o desenvolvimento regional. “Além dos próprios formandos, a família e a comunidade podem se orgulhar. E é um momento de orgulho também para a região, por ter, a partir de agora, mais um conjunto de pessoas formadas e qualificadas em duas áreas estratégicas. Acredito, portanto, que vocês formandos, serão muito bem-vindos ao mercado de trabalho”, salientou.

Profissionais têm mercado garantido

Com relação ao mercado de trabalho, os recém-formados vislumbram um futuro promissor. “Quanto ao nosso horizonte profissional, trabalho não nos faltará. Para onde quer que olhemos haverá problemas a resolver e processos a melhorar. Porém, muito mais do que desempenhar a função técnica para a qual fomos preparados, temos o dever de tornar nosso Estado e nosso País um lugar melhor para se viver”, disse Seidel Júnior.

Antes mesmo de concluir o curso, Camila de Gaspari e Rogério Mayer, tecnólogos em horticultura, passaram em um concurso em 2012, e agora com o diploma em mãos, esperam pela nomeação. Perguntada sobre os próximos desafios, Jéssica Troglio, oradora da turma, foi incisiva: “O nosso próximo desafio é entrar no mestrado, porque o mercado de trabalho está garantido”, afirmou.

Emoção e homenagens às vítimas de Santa Maria

Realizada durante o período de luto de sete dias decretado pelo governador Tarso Genro em função da tragédia que já vitimou 237 jovens em Santa Maria no domingo, 27 de janeiro, a cerimônia de formatura não teve as tradicionais músicas de entrada das autoridades e dos formandos, mas foi marcada por momentos de reflexão e emoção. No início da cerimônia os presentes foram convidados a fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Em seu discurso aos afilhados, o professor José Schmitz se emocionou ao lembrar os estudantes que morreram em Santa Maria e fez um agradecimento pelos seus alunos. “Aqui estão estes jovens de quem gostamos tanto, e que nos fazem felizes por estarem tão felizes, olhando o futuro com esperança e alegria. Assim sendo, quero dar graças”, disse emocionado. Após seu discurso, o professor pediu que todos dessem as mãos, em lembrança às vítimas e agradecimento pela formatura de seus alunos.

>> Galeria de fotos

>> Matéria anterior: Colação de grau em São Luiz Gonzaga abre calendário de formaturas da Uergs em 2013