Cartilha aborda conteúdos atitudinais aplicados às práticas educacionais
Publicação:

O desenvolvimento do aprendizado pode ser potencializado a partir da tomada de posição frente a uma situação específica. Assim, se adquire novas atitudes ao se pensar e atuar de forma ativa diante de um cenário concreto. Essa é a base do que se chama de “Conteúdos Atitudinais'', tema que originou uma cartilha organizada pela professora Armgard Lutz, da Uergs em Cruz Alta.
O material, intitulado “Ativando os conteúdos atitudinais, ”é resultado de um projeto de Extensão desenvolvido ao longo de 2020, que tratava do mesmo tema. Durante o último ano foram abertas algumas turmas para o curso, que foi realizado em parceria com a organização Escolas Conectadas. Participaram profissionais de educação de diferentes regiões do país.
Com a compreensão de que o aprendizado é colaborativo, não estando centrado apenas no professor ou no aluno, são adotadas dinâmicas e interações que fazem com que a reflexão sobre as formas de se pensar e atuar em determinadas situações sejam debatidas a partir dos diversos pontos de vista que compreendem cada integrante do grupo. Nesse campo de conhecimento a aprendizagem se produz pelas interações e não somente por explicações.
Os conteúdos atitudinais fazem parte dos pilares da ideia de educação para todos, que é abordada pelo autor Jacques Delors na obra “Educação: um tesouro a descobrir”. Segundo a cartilha, esse modelo de aprendizagem envolve três níveis: os valores trabalhados, que são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas; as atitudes, que são a forma como cada pessoa atua conforme seus valores; e as normas, que constituem a forma combinada de realizar valores compartilhados por um coletivo, indicando o que este grupo pode ou não fazer.
Para saber mais sobre a temática e conferir algumas propostas de dinâmicas relacionadas aos conteúdos atitudinais, acesse o arquivo abaixo.
Arquivos anexos
Mais notícias
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd
- Noticia Encontro Reitoria