Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Cartilha aborda conteúdos atitudinais aplicados às práticas educacionais

Publicação:

Um casal de adolescentes sentados em um gramado utilizam um notebook.
Nesse campo de conhecimento a aprendizagem se produz pelas interações e não somente por explicações.

O desenvolvimento do aprendizado pode ser potencializado a partir da tomada de posição frente a uma situação específica.  Assim, se adquire novas atitudes ao se pensar e atuar de forma ativa diante de um cenário concreto. Essa é a base do que se chama de “Conteúdos Atitudinais'', tema que originou uma cartilha organizada pela professora Armgard Lutz, da Uergs em Cruz Alta.

O material, intitulado “Ativando os conteúdos atitudinais, ”é resultado de um projeto de Extensão desenvolvido ao longo de 2020, que tratava do mesmo tema. Durante o último ano foram abertas algumas turmas para o curso, que foi realizado em parceria com a organização Escolas Conectadas. Participaram profissionais de educação de diferentes regiões do país.

Com a compreensão de que o aprendizado é colaborativo, não estando centrado apenas no professor ou no aluno, são adotadas dinâmicas e interações que fazem com que a reflexão sobre as formas de se pensar e atuar em determinadas situações sejam debatidas a partir dos diversos pontos de vista que compreendem cada integrante do grupo. Nesse campo de conhecimento a aprendizagem se produz pelas interações e não somente por explicações.

Os conteúdos atitudinais fazem parte  dos pilares da ideia de educação para todos, que é abordada pelo autor Jacques Delors na obra “Educação: um tesouro a descobrir”. Segundo a cartilha, esse modelo de aprendizagem envolve três níveis: os valores trabalhados, que são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas; as atitudes, que são a forma como cada pessoa atua conforme seus valores; e as normas, que constituem a forma combinada de realizar valores compartilhados por um coletivo, indicando o que este grupo pode ou não fazer.

Para saber mais sobre a temática e conferir algumas propostas de dinâmicas relacionadas aos conteúdos atitudinais, acesse o arquivo abaixo.

Arquivos anexos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul