Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS

• Data:
    até
  • Rio Grande
Nome do evento à esquerda, dentro de um círculo verde escuro. atrás, foto com um gramado verde em primeiro plano. Ao centro, uma via calçada com uma pessoa vestida de preto deitada, aparentemente, sobre um corrimão. Ao fundo, diversas árvores e prédios.
O Projeto "Através da Imagem" tem quase 10 anos, iniciou em Monten'gro, já expôs em Porto Alegre e agora está em uma Galeria na Universidade Federal de Rio Grande, com a edição "Mulheres artistas no acervo MAC".

A exposição Através da Imagem: Mulheres artistas no Acervo do MACRS celebra a força criativa de mais de 20 fotógrafas cujas obras integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Com temas que variam de cenas íntimas e públicas a fotoperformances e paisagens deslumbrantes, a mostra convida o público a explorar o olhar dessas mulheres sobre o mundo.

O Projeto "Através da Imagem" iniciou em 2015, com exposições em homenagem à fotografia, realizadas anualmente em agosto. Junto à mostra, também há encontros com artistas e teóricos da área. Em 2023, a Exposição foi dedicada ao acervo fotográfico do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), à convite da diretora do Museu, Adriana Boff, e migrou da cidade de Montenegro para a Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Neste ano de 2024, a Exposição "Através da Imagem: Mulheres artistas no Acervo do MACRS" viajou para Rio Grande, e está instalada na Galeria Espaço Incomum, do curso de Artes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Essa parceria entre as duas universidades públicas fortalece os cursos de Artes e tem a Secretaria de Estado da Cultura como mediadora.

Datas: abertura em 17/10, visitação até 17/11/2024.

Local: Galeria Espaço Incomum, Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) - Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, Rio Grande/RS.

Evento gratuito

Público-alvo: estudantes, artistas, professores, público em geral com interesse em arte e fotografia.

Curadoria: profa. Dra. Mariane Rotter (Uergs)

Contato: espacoincomum2024@gmail.com

Redes sociais: @nucleofotouergs @espacoincomum.furg @macrs.oficial

Site: https://atravesdaimagem.wordpress.com/projeto/

Organização: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS, Galeria Espaço Incomum - FURG

Patrocínio e realização: financiamento pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da CEEE Equatorial, e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Locais

Links relacionados