1ª Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares abrirá inscrições em agosto

PolarOn
Inscrições para a primeira PolarOn estarão abertas de agosto a outubro de 2020.

Estudantes de todo o país poderão se inscrever na 1ª Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn) a partir do dia 15 de agosto de 2020. Pode participar da PolarOn quem estiver concluindo o Ensino Fundamental e o Ensino Técnico, além de estudantes do Ensino Médio, de estabelecimentos de ensino com pelo menos um professor credenciado. Durante o período de inscrições, que encerra em 11 de outubro, serão realizadas lives sobre a Olimpíada. A programação também inclui a realização de uma Hackathon.

A PolarOn busca fomentar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre a importância dos ambientes marinhos e polares para o Brasil e para o planeta, além de promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre esses ambientes para estudantes e a população em geral. A divulgação dos avanços tecnológicos na área de conhecimento de que trata a Olimpíada; o estímulo à reflexão e ao debate sobre inovação, desenvolvimento de tecnologias, idéias e soluções com potencial de transformação social e ambiental; e o incentivo à inclusão de meninas nas áreas científicas e tecnológicas também estão entre os objetivos da PolarOn.

Toda as atividades da PolarOn serão realizadas no ambiente digital. A classificação dos inscritos ocorrerá após a realização de provas em um ambiente virtual, com quatro níveis de dificuldade.

De acordo com Erli Costa, coordenadora da Olimpíada e professora da Uergs, além de medalhas, os melhores estudantes, de acordo com a classificação na Olimpíada, participarão da Hackathon virutal. “O objetivo da Hackathon é aproximar os estudantes de conceitos sobre novas tecnologias, desenvolvimento de produtos e oportunidades em inovação”, explica a professora.

Participarão das lives os colaboradores do projeto, que também são os responsáveis pela criação de conteúdos da formação oferecida aos participantes da Olimpíada. A transmissão será pelo canal da professora Erli Costa no YouTube e estarão disponíveis na playlist PolarOn.

A 1ª PolarOn é uma realização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(Sict/RS), com o apoio da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

>> Formulário de Inscrição (disponível de 15 de agosto a 11 de outubro)

>> Regulamento da PolarOn

Programação das lives:

11 de agosto - 15 h

Baú dos tesouros - Patrimônio histórico da Antártica

Com Gerusa de Alkmin Radichi (UFMG)

18 de agosto - 17 h

Mamíferos Marinhos Antárticos: baleias, golfinhos e focas

Com a professora Dra. Manuela Bassoi (UFRN)

25 de agosto - 17 h

Vegetação terrestre em ambiente polares: briófitas, liquens e outros

Professora Dra. Juçara Bordin (Uergs)

1º de setembro - 15 h

Parasitologia de animais polares e como abordar esse tema em aula

Professora Dra. Ana Olivia de Almeida Reis (Secretaria de Educação Rio de Janeiro)

Outras lives serão realizadas nos dias 08, 15, 22 e 29 de setembro sobre os temas listados abaixo:

• Ambientes polares e a pesquisa brasileira na antártica;
  • Características gerais e logística em  ambientes polares;
  • Contaminação em ambientes polares;
  • Criosfera;
  • Aves marinhas da antártica;
  • Geologia e Paleontologia polar.